TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Por:   •  28/9/2015  •  Exam  •  2.532 Palavras (11 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Organização e Metodologia da Educação Infantil                                              Brinquedoteca e o Elemento Lúdico

Nome das pessoas do grupo com RA

Arthur Peixoto Amaral RA: CPL 8528975648

Cleuda Pereira dos Santos Nascimento RA: CPL 8944178716

Jaqueline Miranda de Souza RA: CPL8949196442

Lourdes Aparecida de Souza Lage RA: CPL85279777658

Márcia Regina Braga Baptista RA: CPL 8744110541

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas: “Organização e Metodologia da Educação Infantil” e “Brinquedoteca e o Elemento Lúdico”                            sob orientação da Tutora EAD Jane Fonseca.

Niterói

 2015

Introdução

    O assunto em destaque é sobre brinquedoteca e o elemento lúdico e a organização e metodologia da educação infantil. Nós escolhemos a escola Nossa Senhora da Assunção para fazermos este desafio. Em primeiro lugar vou falar um pouco sobre brinquedoteca, são espaços lúdicos pedagógicos e interativos, com atividades e brincadeiras que proporcionam as crianças diversão, descontração e o aprendizado.

    A brinquedoteca é usada para auxiliar no processo de aprendizagem e comportamentos emocionais e cognitivos. As crianças brincam, desenvolvem a aprendem a se relacionarem com os outros que estão ao seu redor, criando uma relação de interação e aprendizado.

    A brinquedoteca pode ter vários objetivos e ser organizadas de diferentes tipos. Quando localizada em hospitais, apresenta uma perspectiva de ação terapêutica, esse espaço, tem por finalidade de contribuir na recuperação das crianças, pode ser itinerante, atendendo crianças que não podem se deslocar de certas comunidades ou áreas periféricas, a brinquedoteca possibilita que a criança menos favorecida economicamente tenha a possibilidade em brincar, nas universidades vira o ensino por meio de da formação de recursos humanos, à pesquisa que compreende conhecimento da área lúdica como veículo de desenvolvimento infantil.

    Nas escolas, a brinquedoteca tem como objetivo o pedagógico, o que contribui muito para o desenvolvimento integral da criança e para seu aprendizado. As atividades lúdicas são muito importantes, são fundamentais para o processo de aprendizagem, e um dos que permitem que elas aconteçam é a escola. Segundo Jean Piaget, “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo por isso, indispensável à prática educativa”.

    A brinquedoteca é formada pelas escolas para proporcionar a seu aluno o favorecimento da brincadeira de forma livre, espontânea e prazeroso, possibilitando através de diferentes estímulos de aprendizagem, o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança. È importante ressaltar, que nestas atividades a criança deverá ser monitorada por um profissional competente, acompanhar o desenvolvimento e desenvoltura, registrar suas observações focadas na socialização, iniciativa, linguagem, capacidade motora e habilidades de cada criança.

    Não podemos esquecer que estamos hoje, diante de uma sociedade multicultural e geradora de contradições e conflitos. Uma sociedade informatizada, onde o brinquedo e certas brincadeiras ficam cada vez mais ultrapassados, uma sociedade individual e materialista. Criar novo espaço lúdico para as crianças na era digital crescente coloca o ser humano em um universo pequeno e restrito, é um grande desafio para todos. De conhecimentos destes dados e aproveitando o espaço físico do  ambiente da escola escolhida, resolvemos observar uma criança para este desafio.

Passo1

Observação Narrativa (ilustrativa)

Observador: Cleuda Pereira dos Santos

Nome da criança: Miguel Rodrigues

Idade da criança

Anos 7     Meses 7

Sexo da criança

x

Masculino

Feminino

Responsáveis pela criança durante o período de observação

Nome: Rosa Maria

Função: Professor

Contexto de Observação: Brinquedoteca Escolar

Data da Observação:_25_/_08__/2015 Horário de Início: 13h50 min. Horário de término:_14h40min_.

Escolha da criança

 Eu a escolhi por ter um convívio diário com ela na escola faço um trabalho de monitoramento com esta criança de segunda a sexta, das 13h50min às 14h40min.    Antes de iniciar a observação, eu já sabia de alguns fatos relacionados a ela, devido a minha aproximação diária.

Breve descrição das características marcantes da criança

 O Miguel tem sete anos, ele tem um irmão mais novo, estuda no mesmo colégio, ambos apresentam rebaixamento cognitivo, tem boa relação com os colegas, é uma criança extrovertida, mas às vezes se fecha, fica irritado, disperso, segundo informações, tem uma saúde perfeita.

Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação

    A brinquedoteca do colégio é dividida em parte de acordo com a faixa etária das crianças. Como o Miguel está com sete anos, ele frequenta o espaço adequado propício para a sua idade. Neste espaço temos teatro, onde podemos explorar a linguagem oral e corporal, fantasias, jogos educativos onde trabalhamos raciocínio, atenção, cooperação. Utilizamos jogos de montar, de tabuleiros etc. Temos também um espaço para a leitura onde se pode trabalhar com fantasias e faz de contas... Todo esse aparato pedagógico é monitorado o tempo todo, mas tem um dia da semana que deixamos por “conta deles”, deixamos que escolham com o que brincar e fazer para se distrair/aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (214.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com