TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Por:   •  27/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.891 Palavras (16 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Natália Marçal Amarante Ribeiro, RU 1259886

Cinedebate: Escritores da liberdade 

BOM DESPACHO – MG

2015

RESUMO

Esta síntese foi realizada com o pressuposto de analisar as relações de ensino-aprendizagem e a construção de conhecimentos diante dos conflitos sociais e étnicos.

 O filme analisado mostra o reflexo da sociedade dentro do âmbito escolar e a importância de o professor problematizar a prática social do aluno e sistematizar estes conceitos coletivamente. O trabalho em si é uma análise do filme, que busca a relação com conteúdos importantes trabalhados em Didática. Em didática foi abordado um dos métodos estudados com o foco no processo de ensino e aprendizagem e a importância do diálogo na educação.

Palavras-chave: Educação, Sistematização Coletiva do Conhecimento, Relação aluno e professor, Processo de ensino-aprendizagem, diálogo na educação.

        SUMÁRIO

1.Introdução.............................................................................................04

2. Resumo do filme “Escritores da Liberdade...........................................05

3. Fundamentação teórica............................................................................07

3.1 Sistematização Coletiva do Conhecimento...........................................07

3.2 Diálogo na Educação.............................................................................09

3.3 Relação Aluno Professor.......................................................................11

4. Considerações Finais............................................................................15

5. Referências Bibliográficas....................................................................17

  1. INTRODUÇÃO

A aprendizagem e a construção de conhecimentos estão relacionadas com a atuação do professor e a capacidade que este tem de interagir com os seus alunos, mas o processo de aprendizagem não é restrito somente à relação do aluno com o seu professor, depende das relações que o aluno estabelece com objetos de conhecimento, além da mediação de outros sujeitos – inclusive outros alunos - será essencial. No âmbito escolar, o ato de se relacionar é em sua essência um conjunto de interações que contribuem nos processos de aprendizagem do aluno; direta ou indiretamente permitindo que conhecimentos sejam construídos. A aprendizagem escolar não é somente uma união entre o aluno e o conteúdo a ser aprendido. É necessário também considerar a atuação do professor como mediador. O processo de aprendizagem não se restringe somente ao ambiente escolar.

O enfoque deste estudo é o processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, um espaço educativo institucionalizado para a construção de conhecimentos fundamentais. É neste contexto que se faz importante estudar a relação do aluno com o professor e o modo pelo qual esta relação abre oportunidades para a construção do conhecimento. A interação pedagógica vem a promover vínculos e agregar valores, contribuindo de maneira positiva para a construção do conhecimento. Deste modo, a representação das relações pedagógicas em filmes é algo frequente, as inquietações relacionadas à educação são compartilhadas por toda sociedade. E assim, diante de compreender esta relação e a sua influência sobre a construção do conhecimento, o presente estudo tem como base analisar as representações das relações estabelecidas entre professores e alunos a partir da narrativa do filme, “Escritores da Liberdade”, que retrata este tipo de relação em todo o desenvolvimento da sua narrativa com o foco no processo de ensino, aprendizagem e a importância do diálogo na educação.

  1. Resumo do filme “Escritores da Liberdade”

Baseado em fatos reais, o filme Escritores da Liberdade retrata o desafiante drama de “Erin Gruwell”, uma professora do 1º ano do Ensino Médio, que leciona as disciplinas de Inglês e Literatura numa escola da periferia de Los Angeles/EUA. Sua turma composta por adolescentes que possuem em seu contexto histórico, social, cultural, uma infância frustrada, marcada pelo medo e que cresceram totalmente desacreditados na vida, devido a situações de conflitos entre raças nos bairros pobres de Los Angeles.

Inicialmente, Erin Gruwell enfrenta problemas de ordem metodológica, visto que o que ela planejava desenvolver não era significativo para a turma, o que levava à desmotivação dos alunos e esses apresentavam sérios problemas de indisciplina. Contudo, ela consegue reverter àquela penosa realidade buscando novas alternativas, pois é flexível e consciente do seu compromisso com a educação. Assim, na tentativa de desenvolver um trabalho que se aproximasse da realidade dos alunos, elabora aulas dinâmicas utilizando à música, jogos, a fala dos alunos e a literatura como recursos metodológicos, objetivando elevar a autoestima e fazê-los perceber a si próprios, a vida e o mundo de maneira diferente.

Após ter conseguido avanços e despertar à atenção da turma ela decide conhecer a história de vida de cada um de seus alunos. A partir daí passa a trabalhar valores e sentimentos, objetivando sensibilizá-los para uma série de questões como: discriminação, preconceitos e tolerância, o que veio a diminuir significativamente a violência na sala de aula, possibilitando uma maior integração dos alunos nas aulas e um olhar diferenciado diante da realidade vivida.

Embora diante da falta de apoio por parte da direção e coordenação pedagógica da escola, Erin, não se deixa abater e desenvolve propostas pedagógicas inovadoras com a turma, investe em leituras significativas, através do projeto literário com o livro “Diário de Anne Frank”. Esse projeto envolvia atividades como a construção de um diário, no qual os alunos escreveriam sobre as coisas boas ou ruins vivenciadas; aulas passeios a espaços culturais; escrita de cartas para a Miep Gies, “a senhora que deu abrigo a Anne Frank”, culminando com uma visita da mesma à instituição de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (347.9 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com