TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PEDAGOGIA

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 2

Reflita sobre a importância do trabalho do coordenador pedagógico e como este profissional pode ser um elo importante entre o corpo docente, os alunos e a direção da escola.

Todas instituições de ensino, pelo menos, as que se valorizam, buscam ter uma educação de qualidade, todavia, para que isso se torne possível, são necessárias atitudes que sustentem um trabalho em grupo e uma gestão que dê importância a formação dos professores, contribuindo para um processo de respeito e qualidade da escola. Usando esta mesma linha de raciocíneo, é preciso descobrir as necessidades dos colaboradores, como por exemplo, o corpo docente e, esses profissionais da educação, encontrar resultados que priorizem um trabalho educacional de excelência.

Todo esse processo é articulado e gerenciado pelo coordenador pedagógico, o qual é o elo de ligação entre professores, alunos e a própria direção da escola. É de responsabilidade do coordenador pedagógico acompanhar as atividades pedagógicas e estimular ao corpo docente, entretanto, é preciso estar atento e ter a percepção para descobrir as necessidades dos professores e dos alunos em alguns determinados momentos, dentro do campo de trabalho educacional. O coordenador é o responsável por analisar e acompanhar a dinâmica das aulas dos professores, verificando também como está o desempenho dos alunos em sala de aula. Também, é atribuição do coordenador o auxílio e a orientação metodológica de ensino, este profissional trabalha e insentiva a qualificação e formação do corpo docente, é a pessoa que organiza os eventos dentra da escola, passa as informações para os pais sobre a aprendizagem dos seus filhos.

São várias as atribuições do coordenador, como: acompanhar o trabalho dos professores, os projetos da escola, auxilia a direção, dá o suporte aos alunos e faz a interação entre todos envolvidos neste grupo educacional. Este profissional tem o papel de avaliar, refletir, trabalhar em equipe, valorizar o grupo, aceitar ideias, usar a filosofia de ensino, buscar qualidade de ensino, organizar, respeitar o âmbito educacional onde trabalha. Transmite para a comunidade tudo o que acontece de mudanças, para uma melhor qualidade de ensino da escola.

O coordenador pedagógico é um profissional de suma importância dentro da escola, pois os alunos, corpo docente e direção precisam de suporte na parte de orientação pedagógica, ou seja, esse grupo necessita de uma base orientadora.

Referências:

Brasil. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Fixa as Diretrizes e Bases de Educação Nacional, DF: MEC, 1996; Libâneo, J. C.; Toschi. Educação Escolar: política, estrutura e organização. 2. Ed. São Paulo; Cortez, 2005; Pierini e Sadala, 2008, P.84; Orsolon(2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com