TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PEDAGOGIA

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Alfabetização aos seis anos

A alfabetização precisa está associada ao letramento, aos diversos gêneros textuais (rótulo, embalagem, poesias, letras de musicas, cantigas de roda, etc.) possibilitando que a criança de seis anos inicie seu processo de conhecimento. É também de suma importância o desenvolvimento humano no que se refere ao relacionamento social, ou seja, da interação do individuo com o meio em que vive.

 Segundo Vygotsky,(2010) “a formação se da numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor”. A relação de interação com as crianças deve ser sempre, construtiva no desenvolvimento humano, fazer com que esse processo seja útil à alfabetização de maneira interativa, dinâmica e que certas praticas de aprendizagem seja repensada. Métodos de memorização são adequados para a criança quando a mesma saiba depois interpreta sem o auxilio de figuras, desenhos, gráficos, etc., mas que ela identifique no seu cotidiano de forma, mais concreta. O processo de desenvolvimento biopsicossocial da criança acontece durante seu processo de formação e maturação.

 A mesma precisa vivenciar cada fase de seu crescimento assim como enfatiza Piaget,(2009) descrevendo os níveis motor pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Todas as fases de desenvolvimento maturacional estão relacionadas com o meio sócio histórico vivenciado pelos alunos para despertar os níveis de aperfeiçoamento  que perpassa pelos níveis de aprendizagem ( pré silábica , silábica, silábica alfabética e alfabético). Facilitando assim seu processo de alfabetização que deve acontecer  no 1º ao 3º ano.

Assim o desenvolvimento dos processos cognitivos da criança será construído, valorizando os níveis de aprendizagem até atingir seu ideal tanto no letramento e alfabetização.

Com isso o aprendizado se torna fácil na sala de aula, porém as crianças precisam avançar etapas de acordo com sua mentalidade. Não se pode adiantar e nem atrasa-las no âmbito escolar. A alfabetização aos seis anos se mostra algo bem gratificante e construtivo, uma vez que a colocando no processo em tempo certo, sua capacidade motora e cognitiva será desenvolvida com êxito. Para Piaget, dentro da revolução construtivista sobre desenvolvimento e aprendizagem , tais conceitos se inter- relacionam, sendo a aprendizagem a alavanca do desenvolvimento.

 ao analisarmos o contexto social devemos introduzir os pais como colaboradores importantes nesse intervalo didático, dado que o acompanhamento em todas as atividades classe e extraclasses, junto a sua frequência é uma forma também de tornar a criança mais propicia ao seu crescimento mental e educacional. Em outras palavras a educação interligada a interação social e ao aprendizado estabelece uma relação construtiva entre os indivíduos, sendo primordiais na alfabetização e no desenvolvimento do processo educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com