TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Por:   •  31/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO UBERLÂNDIA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

EDVALDA PEREIRA DE SOUZA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI

UBERLÂNDIA - MG

2022

EDVALDA PEREIRA DE SOUZA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI

Trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção de média nas disciplinas de: História da Educação, Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, Linguagem e Oralidade, Sociologia da Educação, Ludicidade da Educação, Campos de Experiências e Prática Educativa, Ed – Construindo uma Carreira de Sucesso – Licenciaturas.

Tutor a distância: Renata de Lima Torres Morinigo

Tutora: Sabrina Rafaela

UBERLÂNDIA - MG

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ............................................................................................................ 3

2 DESENVOLVIMENTO .................................................................................................4

3 CONCLUSÃO ..............................................................................................................6

REFERÊNCIAS ...............................................................................................................7

ANEXO.............................................................................................................................8


1 INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem como objetivo explicar os conceitos sobre a gamificação explorando aspectos da sua mecânica e fatores motivacionais. Apresentar e desenvolver conteúdos relacionados e a importância deste trabalho na educação. A gamificação em inglês (gamification) é o uso de mecânicas características de jogos que possibilita o comportamento motivacional e comportamento que facilita a aprendizagem das pessoas em situações reais.

Nesta apresentação deste conteúdo também irá mostrar a importância de inserir esta ferramenta na escola e como introduzir no cotidiano escolar das crianças.

2 DESENVOLVIMENTO

Usar método inovador é uma excelente forma de tornar a sala de aula mais interagida, melhorando a relação dos estudantes com a aprendizagem, porém muitos ainda podem ter dúvidas na implantação de jogos tecnológicos entre ela a implantação da gamificação e como aplicá-la em sala de aula ou fora dela. A gamificação está relacionada com a dinâmica metodológica presente nos jogos como: Pontuação, fases, missões, conquistas e recompensas em contexto como aprendizado estimula modificações e comportamentos.

Segundo Busarello (2016). “Gamification: Princípios e estratégias.”  Os jogos são capazes de promover contextos lúdicos e ficcionais na forma de narrativas que favorece o processo de geração e relação com o conhecimento.

Nestes aspectos os jogos proporcionam ao indivíduo aprendizagem, engajamento e experiências mais efetivas e relevantes. Além de estimular e motivar de forma eficiente para o processo de conhecimento.

Os jogos favorecem os estudantes executar as tarefas sem que os erros e os fracassos tenham consequências graves, como no mundo real. Ainda, estruturar níveis de dificuldade que permite ao sujeito se familiarizar com o ambiente e com as regras, desenvolvendo habilidades em tarefas complexas. Onde os jogos estimulam o aumento da confiança ao indivíduo principalmente nas tarefas complexas.

Compreende-se que os jogos são capazes de promover contexto lúdicos e ficcionais na forma narrativo como também imagens, sons que favorece no processo de aprendizagem onde os jogos permitem que as crianças possam vivenciar em fragmento de espaço e tempo em vida real.

Qual importância da gamificação nas escolas? A gamificação tem recursos motivacionais que reúnem várias definições encontradas na literatura Brasileira que leva o leitor a percorrer vários momentos da gamificação através do paralelo com os jogos. Além disso explora elementos e mecanismo de jogos que podem ser aplicadas a partir da experiência do usuário, pois essa ferramenta tem o intuito de aumentar a motivação, o que contribui para o engajamento do usuário. A utilização da ferramenta na educação oferece inúmeras vantagens no processo de aprendizagem, principalmente no que se refere no a superação no desinteresse dos alunos nas atividades cotidiana na sala de aula.

A gamificação ajuda na interação social e melhora a participação dos alunos nas dinâmicas na sala de aula e também na criatividade, autonomia e colaboração entre outros desenvolvimentos, como mais engajamento melhores resultados e desempenho, mais absorção dos conteúdos. Os jogos que podem ser implantados na educação infantil que os ajudam a motricidade no engajamento e na interação social que são comuns no dia a dia como: futebol, jogos de cartas, brincadeiras de esconde - esconde jogos de tabuleiros entre outros. Nestes exemplos de jogos à regras e objetivos definidos sobre as quais os jogadores irão buscar suas ações. Nestes aspectos a gamificação pode ser aplicada atividade em que é preciso estimular o comportamento do indivíduo, onde Schmit Klemkel e Spacht explicam que no processo de aprendizagem a gamificação contribui tanto para a motivação como para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Sua utilização contribui na criação de um ambiente de aprendizagem e na retenção da atenção do aluno.

Com base na mecânica dos jogos Viana compreende que o conceito de motivação tem como base as articulações das experiências vividas pelo indivíduo e com a proposição de novas perspectivas internas e externas, a partir do estimulo da criatividade o pensamento autônomo vem proporcionando bem-estar para o jogador. A gamificação proporciona ao jogador em ambiente que interagem com as emoções e desejos dos usuários são eficácia para o desenvolvimento do indivíduo, onde se envolve com as coisas por vontade própria, são despertados interesse, desafio, envolvimento e prazer. Quando são motivados dessa maneira eles procuram por novidades e entretenimento satisfazendo suas curiosidades de terem oportunidades de executar novas habilidades e aprender sobre algo novo. Esta motivação é surgirá quando o indivíduo decide tomar ação, cooperação ao sentimento de pertencer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com