TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE INCLUSÃO

Por:   •  2/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ROBERTA PEDESSANI NOVAES

EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

UM DIREITO INEGOCIÁVEL

MESQUITA.

2022

Palavras-chaves: inclusão escolar, oportunidades, reflexão e ação.

O acesso à educação e o direito à aprendizagem são garantias constitucionais universais, ou seja, previstas a todos os brasileiros como dever do Estado e da família. A diversidade de experiências, habilidades, contextos e capacidades entre estudantes é uma realidade que deve ser celebrada através de práticas educacionais inclusivas. Nas últimas décadas, a insistência em modelos pedagógicos padronizados demonstrou ser pouco eficiente, de modo que o presente e o futuro da educação consistem na promoção da diversidade como um valor inegociável. Quanto mais respeitados em suas diferenças, mais os estudantes e educadores avançam, sejam eles pessoas com ou sem deficiência.

Em visita a algumas escolas pude perceber que ainda há um grande caminho para que a escola se torne 100% inclusiva, algumas não possuem acesso para que esses alunos se tornem mais confortáveis e confiantes para seguirem na sua caminhada escolar.

Mas na maioria encontrei profissionais competentes e dispostos a inserirem esses alunos na turma regular. Os projetos vêm se tornando mais frequente nas escolas, pois além de ajudar os alunos regulares, auxiliam nos processo ensino-aprendizagem das crianças com necessidades especiais.  Esses projetos são elaborados juntos com a psicóloga, a psicopedagoga e a professora titular da turma.

Frente ao desafio de nossa atualidade, em garantir o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais no ensino público, a equipe escolar da EE. assume esse compromisso com propostas reais de intervenção e reflexão sobre a temática. Dentre as ações realizadas destaca-se o projeto “Somos iguais ou diferentes?”, idealizado a partir da necessidade de proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental um momento de reflexão para perceber a si mesmo e ao outro de forma positiva, possibilitando o respeito às diferenças e a mudança de atitudes.

O projeto “Somos iguais ou diferentes?” tem como objetivo geral favorecer o processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, matriculados no Ensino Fundamental e maneira efetiva e verdadeira.

Partindo-se desses pressupostos, estabelecemos alguns objetivos específicos:

  • Oferecer oportunidades e condições que estimulem a percepção de si e do outro;
  • Refletir sobre a importância do respeito mútuo nos diversos contextos vivenciados pelos alunos;
  • Favorecer o relacionamento interpessoal, com ações e atitudes positivas.

Desenvolvimento do projeto:

RECURSOS E MATERIAIS:

Os encontros ocorrem na própria sala de aula da turma, na sala multimídia ou na Sala de Recursos. São utilizados materiais de fácil aquisição, tais como: papel sulfite, lápis, borracha, fita crepe, imagens, entre outros.

PROGRAMAÇÃO:  

1º encontro: APRESENTAÇÃO

  • Neste primeiro encontro é realizada a apresentação de todos os envolvidos no projeto (professora especializada em Educação Especial e alunos) e o convite a todos para participar de algumas dinâmicas;

  • Dinâmica do dia: FIGURA HUMANA
  • Cada aluno é convidado a realizar o desenho da figura humana (inteira) em folha de sulfite e a fixá-la com fita crepe na lousa;
  • São realizados alguns questionamentos: “São iguais ou diferentes?”, “Por quê?”, “E nós, somos iguais ou diferentes?”, “Em que somos iguais?”, “Em que somos diferentes?”;
  •  Busca-se enfocar neste primeiro dia a importância em aceitar as diferenças nos grupos que participamos em nosso cotidiano.

2º encontro: VÍDEO

  • Vídeo enfocando algumas diferenças, tais como: altura, peso, cor, raça, sexo e deficiências;
  • Abertura para comentários a cada imagem apresentada: “Qual a diferença em foco?”, “Quantas vezes usamos estas diferenças para excluir as pessoas?”, “Quais deficiências vocês conhecem?”, “Quais recursos podem facilitar o dia a dia da pessoa com deficiência?”, “Como vocês podem auxiliar o colega com necessidades especiais em sua sala de aula?”.

3º encontro: QUEM SOU EU

  • Cada aluno desenha a si mesmo a partir do carimbo de seu polegar;
  • Escreve sua identificação (nome, idade, data de nascimento, filiação e endereço);
  • Escreve ou desenha 3 coisas que gosta e 3 que não gosta;
  • Escreve ou desenha o que deseja ser quando crescer;
  • Socialização.

4º encontro: SALA DE RECURSOS

  • Oportunidade para os alunos conhecerem a sala de atendimento pedagógico especializado e entrarem em contato com alguns recursos existentes nesta sala, visando a valorização do atendimento realizado e o respeito ao aluno que necessita do mesmo. Demais encontros: quando necessário são realizados mais encontros com a sala de aula, propondo outras dinâmicas de grupo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A realização desse projeto favorece a abertura de um espaço para a reflexão e o diálogo sobre as diferenças e sobre o respeito mútuo, desenvolvendo as habilidades sociais no ambiente escolar. Esse canal de comunicação proporciona oportunidades para esclarecimentos, mudanças de atitudes, colaboração e flexibilidade no relacionamento interpessoal, principalmente dentro de cada turma. Assim, a inclusão escolar vem contribuir para o desenvolvimento não apenas do aluno com necessidades educacionais especiais, mas principalmente na formação de valores positivos e na convivência com a diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com