TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

Por:   •  17/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.429 Palavras (18 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 18

Faculdade Anhanguera

 pedagogia

gISELE pATRICIA

RA: 239504940

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO educação Infantil

Ribeirão Preto

2020

Faculdade Anhanguera

 pedagogia

gISELE pATRICIA

RA: 2395049405

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO educação Infantil

Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Educação Infantil do curso de Pedagogia

Ribeirão Preto

2020


SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        3

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        4

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        5

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        6

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        6

6        PLANOS DE AULA        8

7        PLANOS DE AULA        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13

INTRODUÇÃO – LEITURAS OBRIGATÓRIAS

[pic 1]

A educação infantil prepara criança para a entrada no ensino fundamental, tendo um olhar enquanto sujeitos de direitos, que necessitam envolver-se com diferentes linguagens e valorizando o lúdico, as brincadeiras, as culturas infantis para enriquecer suas experiências.

 O campo destinado ao estágio foi a Sociedade Espirita Benedito Rosa de Jesus, que é uma instituição Filantrópica e que presta serviço educacional para crianças cujas famílias encontra-se em insuficiência de recursos financeiros.

O estágio é uma disciplina obrigatória do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, sendo um momento no qual o aluno apresenta uma aproximação com a prática, deixando a sala de aula e aplicando os conhecimentos na escola.

Através das leituras indicadas foi possível compreender o que é desenvolvimento infantil e como a escola pode auxiliar nesse processo de acordo com os autores Vigotski e Elkonim. Os autores realizam uma análise contemporânea sobre a educação infantil e o sistema de ensino, fazendo também uma retrospectiva histórica, colocando que hoje é preciso cuidar e educar.

Para Vigotski, não se pode utilizar como principal determinante a biologia para explicar o desenvolvimento da criança, sendo esse desprovido de leis naturais universais pré-definidas pela genética e dado em um contexto social e cultural. Concluímos que os autores defendem o ensino no desenvolvimento de crianças pequenas por meio da intervenção do consciente do educador.

O processo formativo à docência proposto pelo estágio busca a articulação da teoria e prática para o desenvolvimento do ensino aprendizagem, sendo que a transformação da prática dos professores deve se dar a partir de uma reflexibilidade que possibilita avaliar e autoavaliar, refletir e autorefletir, para então, produzir práxis educativas.

Através da realização do estágio foi possível identificar a importância da prática para uma melhor compreensão da teoria. O campo de estágio se mostrou um campo de vasto conhecimento e com uma equipe preocupada com a qualidade da educação.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

Conhecer a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP)

1.O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

        Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que deve ser elaborado em todas as escolas de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

        A competências se inter relacionam através da mobilização de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades para suprir as demandas do cotidiano, garantindo assim o desenvolvimento do aluno.  Vale ressaltar que o PPP precisa estar de acordo com a BNCC.

3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

        A avaliação deve ser realizada com todos que atuam no sistema educacional e com a participação de todos, de maneira democrática

ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

1. Como podemos entender o termo Transversalidade? 

        O termo transversalidade é o termo utilizado para incluir conteúdos diferentes dos programados. Os temas transversais não estão relacionados a uma ou outra disciplina

 Geralmente são temas que afetam o cotidiano das pessoas e precisam ser discutidos em sala de aula, como exemplo podemos citar temas relacionados a racismo, violência doméstica, dentre outros.

2. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola?

        Torna-se importante trabalhar os temas transversais na educação pois, através deles é possível uma compreensão da realidade social, dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com