TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

Por:   •  30/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.580 Palavras (15 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        11

4    TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC..............................13

5    METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS...........15

6        PLANOS DE AULA        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS..........................................................................................................21

INTRODUÇÃO

Este trabalho de Relatório de Estágio em Ensino Fundamental, foi adaptado para o formato on line, devido a pandemia no país. E faz parte dos requisitos para a graduação em História.

O trabalho é composto pela resenha da leitura obrigatória do seguinte texto: Entre continuidades e rupturas: Uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da História, da autora Marlene Rosa Cainelli.

Na sequência do referido relatório, temos perguntas e respostas em relação ao Projeto Político Pedagógico, de suma importância, por se tratar de um documento que reflete a proposta pedagógica da instituição de ensino, e tem por base a LDB.

A seguir, temos a explanação e abordagem dos temas transversais contemporâneos da Base Nacional Curricular, onde proporciona ao estudante abranger questões diversas, tais como cuidar do planeta, dentro do território em que vive; administrar o seu dinheiro; cuidar de sua saúde; usar as novas tecnologias digitais, entre outras de suma importância.

No decorrer do relatório apresentamos questionamentos e respostas sobre a atuação do professor e sua relação com a equipe pedagógica escolar, demonstrando a importância desta conexão de ambos.

Abordamos ainda neste trabalho, as metodologias ativas de aprendizagem com o uso das tecnologias digitais, visto a necessidade deste modo de ensino durante todo o período de pandemia.

Com isso através do estudo das metodologias ativas, foi possível elaborar dois planos de aula para apresentação e abordagem do conteúdo.

Por fim, foi apresentado as considerações finais com a avaliação e conclusão do referido relatório de estágio.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O texto apresentado para leitura, proporciona críticas a partir das investigações realizadas por uma pesquisa em uma escola do Ensino Fundamental tendo como fundamentação teórica o campo da Educação Histórica, através de uma pesquisa realizadas em escolas do Paraná.

A leitura demonstra a transição da quarta para quinta série ou sexto ano no Estado do Paraná onde é intercedida por mudanças significativas para os alunos.

Onde o sentimento de término de uma etapa educacional é reforçado pelo modelo que impõe uma articulação Estado/município praticamente inexistente, tanto no âmbito administrativo como no pedagógico.

Neste texto foi possível descobrir que o caminho em torno da transição entre os níveis de ensino não abrange os professores e as escolas investigadas, ficando restrito à movimentação dos alunos que saem de um espaço para outro.

Para eles, a perspectiva da mudança aparece algumas vezes na fala de uma professora da quarta série, que utiliza a quinta série e a perspectiva do desconhecido para criar nas crianças um imaginário não muito atrativo com relação ao novo.

Onde uma professora, brava com a bagunça dos alunos, relata que ao trocar de serie, eles serão apenas números para muitos professores de diferentes disciplinas, ainda é mencionado aos alunos, que eles serão mais velhos na escola e terão que dar exemplo aos mais novos. 

Diante da pesquisa apresentada no texto, a relação da aprendizagem da história no processo de transição esteve no centro da investigação.

Foi analisado como o aluno se relaciona com o conhecimento histórico nas séries iniciais e depois nas séries finais do ensino fundamental, tendo como hipótese principal uma diferença substancial na forma de ensinar história entre os níveis.

Com isso, concluiu-se que a formação específica do profissional de história determina a especificidade na forma de ensinar história para crianças e na mobilização de conhecimentos históricos em direção a história.

Nesta transição de séries espera-se que os professores deveriam evidenciar práticas que admitissem o desenvolvimento dos alunos, dialogando com as aprendizagens do passado com as novas aprendizagens. Este momento é visto como um momento de dificuldades, pois o ritmo de estudo são diferentes. O principal objetivo de contar a história é elaborar uma orientação relacionada com a construção da identidade de cada um e, também, organizar a própria atuação nas lutas e ações do presente, individual e coletivamente. (SCHMIDT, 2009, p. 37).

Através do texto, entendeu-se que o professor de História como um indivíduo que, participa da história por estar envolvido em seu processo e tem carências de orientação e perspectivas do futuro. A aula de História se consolida pelo que está no texto do livro didático, é ele que dita o ritmo da aula, os exercícios e o conhecimento histórico a ser ensinado.

Diante disso, é em torno das informações organizadas no livro que o professor estrutura a aula, realizando leituras de forma individual e silenciosa

Nesse sentido podemos relacionar com o que nos diz Bittencourt:

[...] o livro didático é também um depositário de conteúdos escolares (grifo no original), suporte básico e sistematizador privilegiado dos conteúdos elencados pelas propostas curriculares; é por seu intermédio que são passados os conhecimentos e técnicas considerados fundamentais de uma sociedade em determinada época. (BITTENCOURT, 1998, p. 72).

Para finalizar, podemos dizer que o professor faz do livro o item central do processo de ensino-aprendizagem da história na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (177 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com