TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

Por:   •  16/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.800 Palavras (12 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

AtUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        7

CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        8

ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        9

PLANOS DE AULA        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

INTRODUÇÃO

Este relatório apresentará de forma objetiva, alguns aspectos relacionados ao sistema educacional, principalmente no que rege os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O processo de aprendizagem é um processo delicado, que envolve vários aspectos, um deles é a preparação que deve ser feita de forma a aproveitar ao máximo o momento da aula, a aula deve ser coordenada de forma que tenha um resultado satisfatório, por isso é importante que haja um planejamento.

No momento do planejamento o professor deve levar em consideração a interdisciplinaridade, pois é uma prática educacional que procura fazer com que a áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado uma das outras. Ao desenvolver as atividades de forma interdisciplinar é possível tornar o conhecimento mais significativo, amplo e mais útil ao aluno.

Para qualificar a educação proposta é necessários processos avaliativos, que devem ser contínuos, pois somente assim o professor pode avaliar os aspectos que necessitam ser melhorados, podendo até mudar sua maneira de reger a sua aula. O que faz com que cada aluno busque o conhecimento é a forma com a qual ele é estimulado, dessa forma é essencial que o professor busque o conhecimento e leve ao aluno o que sabe, fazendo com que o resultado seja satisfatório e possa superar os padrões esperados.

LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O tema Interdisciplinaridade tem sido tratado por dois grandes enfoques: o epistemológico e o pedagógico, ambos envolvendo diversos conceitos. Na epistemologia é estudado o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciências e seus paradigmas; e o método como mediação entre o sujeito e a realidade. Na perspectiva pedagógica, é discutido questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar. O movimento histórico que vem sendo destacado na perspectiva interdisciplinar na educação constitui um dos pressupostos diretamente relacionados a um contexto mais amplo e também muito complexo de mudanças que abrangem não só a área educacional como também outros setores da vida social.

A escola, como lugar legítimo de aprendizagem, produção e reconstrução de conhecimento, cada vez mais precisará acompanhar as transformações da ciência contemporânea, adotar e simultaneamente apoiar as exigências interdisciplinares que hoje participam da construção de novos conhecimentos.

A necessidade da interdisciplinaridade na produção e na socialização do conhecimento no campo educativo vem sendo discutida por vários autores, principalmente por aqueles que pesquisam as teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas. De modo geral, a literatura sobre esse tema mostra que existe pelo menos uma posição consensual quanto ao sentido e à finalidade da interdisciplinaridade: ela busca responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento.

Para Paulo Freire (1987), a interdisciplinaridade é o processo metodológico de construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto, com a realidade, com sua cultura. Busca-se a expressão dessa interdisciplinaridade pela caracterização de dois movimentos dialéticos: a problematização da situação, pela qual se desvela a realidade, e a sistematização dos conhecimentos de forma integrada.

Ao trabalhar de forma interdisciplinar na escola o aluno consegue aprender de forma significativa, abordando vários assuntos e disciplinas em uma mesma aula, dessa maneira o aluno se interessa pela aula, pois ela torna-se dinâmica e diferenciada.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

  1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos. Sua importância está no desenvolvimento de uma instituição de ensino que almeja uma educação de qualidade.

  1. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

As dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são um conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que buscam promover o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural. Mas, para o aluno ser capaz de exercer plenamente todas elas, não basta práticas em sala de aula. Elas demandam a incorporação de mudanças nos vários segmentos da escola.

Em consonância com o que propõe a Base Nacional Comum Curricular, a proposta educativa tem sido norteada pelo que define as aprendizagens essenciais que os alunos têm direito de adquirir, observando a revisão do Currículo Escolar.

As mudanças têm sido acompanhadas pela Equipe Diretiva, pelo Setor Pedagógico e pelo Corpo Docente que, em momentos de Formação Continuada, têm se envolvido com o processo de adequação do novo ensino, adaptando-se às novas perspectivas pedagógicas por meio de um planejamento educacional satisfatório para atender aos alunos e alunas matriculados (as) nesta instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com