TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema da Aula: Xô Preguiça! Área do Conhecimento: Psicomotricidade

Por:   •  17/4/2017  •  Seminário  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  1.556 Visualizações

Página 1 de 2

Tema da Aula: Xô Preguiça! Área do Conhecimento: Psicomotricidade

Público-alvo: Educação Infantil: de 0 a 3 anos

1. Conteúdo: Equilíbrio e coordenação.

2. Objetivos: Desenvolver a lateralidade, incentivar os movimentos corporais de locomoção (caminhar, correr, saltar, pular), de manipulação (arremessar, chutar, rebater, pegar), de equilíbrio (flexionar o tronco, alongar, balançar, rolar); despertar autonomia, interação, imitação e reconhecimento do corpo; fortalecer a musculatura dos bebês, estimular a linguagem corporal, o desenvolvimento físico e cognitivo.

3. Recursos:

 Colchonetes

 Bambolês

 Garrafas pet amarradas com barbante

 Bolas

 Sininho para sinal sonoro

 Jogos de montar (blocos, lego)

4. Etapas da aula:

a) Introdução ao tema da aula

Duração prevista: 10 minutos.

Organizar os colchonetes, os bambolês em fileira e as bolas soltas pela sala. Convide as crianças a se sentar em roda. Pergunte: “Quem está com preguiça hoje?” Depois das manifestações convide-as a imitar o bicho preguiça; após a imitação cantar a música “Sai Preguiça” (Tic tic tic tic ta sai preguiça eu preciso trabalhar), dançar e estimular as crianças a se soltar. Prosseguir para o desenvolvimento da aula.

b) Desenvolvimento da aula:

Duração prevista:15 minutos.

Coloque os bebês nos colchonetes e com as garrafas pet puxar o barbante fazendo com que a garrafa se movimente e estimule os bebês a rolar e/ou engatinhar para alcançar a garrafa. Fazer sinal sonoro com o sino para despertar a curiosidade e locomoção. Para as crianças que andam a professora estimula a pular de bambolê a bambolê, ela começa e depois vai orientando uma criança por vez. Usar as bolas para estimular a interação de chutar uma para a outra e correr para pega-las. Por ultimo fazer uma roda e imitar um caracol, os bebês podem ficar no centro observando os movimentos.

c) Atividades para as crianças:

Duração prevista: 15 minutos.

Entregue às crianças jogos de montar, blocos, lego e peça para que troquem algumas peças com outras crianças.

5. Avaliação:

Observar como cada criança participa dos desafios, como ela se expressa com seu corpo, se estabelece relações com as outras crianças e com o meio. Analisar as habilidades dos movimentos fundamentais, como a manipulação, locomoção e equilíbrio. Reconhecer e registrar as atividades dos reflexos e das expressões, como espanto e alegria. Verificar o entendimento e a compreensão que elas alcançaram.

6. Bibliografia consultada:

 http://www.ensinar-aprender.com.br

 http:www.gentequeeduca.org.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com