TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de desenvolvimento de classe

Artigo: Tipos de desenvolvimento de classe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Artigo  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

A aula é o horário de estudo de uma turma na escola, em que se pretende um processo de aprendizagem. Também pode ocorrer fora de escolas, como em aulas de ginástica, música, culinária, tele-aulas, aulas não presenciais, aulas particulares, entre outras.

Do lat. aula, gr. aulé, palácio, sala onde se recebem lições, classe, lição. Antigamente, seriam os locais para onde os discípulos eram conduzidos para que recebessem o conhecimento. Popularmente a palavra ‘’’aula’’’ pode ser usada para referir diversos objetos: o local que contém os meios (livros, mesas, quadro-de-giz, e outros) e pessoas (alunos e professores) necessários à realização da aula; o perídodo estabelecido em que aluno e professor dedicam-se ao processo ensino-aprendizagem na escola; o momento em que dedica-se à aquisição de algum conhecimento, ou simplesmente a execução de alguma tarefa coordenada (Ex: uma aula de ginástica aeróbica em uma academia).

Em uma aula tradicional sempre foi considerado necessário a existência de ao menos dois personagens: o professor, indivíduo sábio, dotado do conhecimento, dono da verdade, representando o ensino, e o aluno, representando o aprendizado. Contudo, modernamente, com o desenvolvimento da tecnologia, constata-se que uma aula pode ocorrer sem a presença de um professor, utilizando-se novas formas e instrumentos para se adquirir conhecimento de forma sistemática, como as tele-aulas, os cursos por correspondência ou online, cursos em apostilas, entre outros, possibilitando a um aluno auto-didata escolher um horário personalizado para a sua aula, realizando-a no seu ritmo pessoal de assimilação, e conforme o seu interesse particular por um assunto.

Em torno de uma aula existem vários conceitos. A elaboração, o planejamento curricular, o conteúdo, os objetivos, a avaliação, a metodologias de ensino, as tecnologias educacionais, a estrutura: início-meio-fim, entre outros.

Elaborar uma aula é tarefa de muita complexidade, geralmente realizada por um professor, com formação superior em Educação e Licenciatura. Uma aula pode estar isolada ou incluída em um planejamento curricular maior. A estrutura de uma aula apresenta começo-meio-fim, sendo o conteúdo da aula distribuído nessa sequência lógica. A metodologias de ensino varia de professor a professor, portanto o mesmo conteúdo pode ser desenvolvido de formas diferentes em aulas diferentes.

Dependendo da metodologia de ensino, uma aula poderá ser essencialmente teórica, prática, ou teórico-pratica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com