TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento de brinquedos, seus tipos e sua classificação

Abstract: O desenvolvimento de brinquedos, seus tipos e sua classificação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Abstract  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A brinquedoteca é um lugar mágico onde as crianças podem brincar e se divertir por completo. É um espaço onde elas e os adultos interagem livremente com estímulo e com empenho e as necessidades lúdicas.

Na sociedade as pessoas não sabem ou não conhecem como os brinquedos e as brincadeiras são tão importante na vida de uma criança. Assim podendo proporcionar o desenvolvimento e afetividade liberdade, apresentando novos talentos e aprimorando seu potencial.

O objetivo deste artigo consiste em apresentar ao leitor a importância das brincadeiras antigas e modernas fazendo um paralelo entre elas e mostrando a relevância do lúdico na Educação Infantil.

E observar o processo de aprendizagem e seu desenvolvimento infantil, através de jogos brincadeiras.

A hipótese levantada é de que hoje as brincadeiras com as crianças de E. I. são diferentes do que eram antes mudou muito.

E através dos jogos brinquedos e brincadeiras as crianças além de brincar, aprendem com outro tipo de ensinamento e com outros alunos juntos.

O que contribui para o não reconhecimento das brinquedotecas, brinquedos e brincadeiras é o fato de que a partir da importância do brincar, favorecem as crianças em seu desenvolvimento pessoas afetivo, cognitivo também na aprendizagem.

O primeiro capítulo aborda o desenvolvimento da brinquedoteca apontando e mostrando sua origem, história e suas características.

O segundo capitulo apresenta os brinquedos, seus tipos e sua classificação defendendo a idéia de que os brinquedos estão ligados juntos com as crianças até na forma de aprendizagem.

Discute-se no ultimo capitulo as diferentes formas de brincar a importância do brincar e quem são os brinquedos e suas funções.

1- Definição de uma Brinquedoteca

É um espaço um ambiente onde as crianças podem brincar sem medo, sem cobranças.

Segundo Cunha(1994), a brinquedoteca é um espaço para estimular a criança a brincar, encontrando o acesso de grande variedade de brinquedos jogos, dentro de um ambiente especialmente lúdico.

É um lugar mágico bonito onde tudo convida a explorar, a sentir a experimentar.

Proporciona as crianças, jovens e adultos brincarem, estimulando sua criatividade e aprendendo a valorizar o brincar.

Existem brinquedotecas especializadas em atendimento a crianças e outra para empréstimo de brinquedos. Nesse lugar lúdico dizemos que crianças ou adultos possuem liberdade para manipular vários brinquedos desenvolvendo autonomia enquanto liberam suas fantasias imaginação.

1.1-A história da Brinquedoteca no Brasil e no mundo

Apontam que a primeira idéia de brinquedoteca nasceu no ano de 1934 na cidade de Los Angeles. Quando o dono de uma loja de brinquedos foi se queixar ao diretor da escola de que as crianças estavam roubando brinquedos.

A partir daí, criou-se um espaço no qual as crianças poderiam emprestar brinquedos, eram chamadas de Toy Loan.

Em 1963 na Suécia surgi a primeira ludoteca tendo como objetivo a aprendizagem e ao estímulo de empréstimo de brinquedos a crianças excepcionais. É realizado esse trabalho por pessoas competentes que fazem brincadeiras com essas crianças.

No ano de 1976 surge o 1º Congresso de Brinquedoteca realizado em Londres para tratar sobre a função desse espaço.

Em 1987 no congresso Internacional de Toy Libraries no Canadá a brinquedoteca teve vários trabalhos realizados como por exemplo: apoio as famílias orientação educacional, entre outras funções e expandiu-se por vários países.

No Brasil no ano de 1971 aparece os primeiros lúdicos que começaram a ser desenvolvidos para poder auxiliar e estimular crianças deficientes.

Aconteceu uma exposição de brinquedos pedagógicos, que trouxe um grande interesse pelo assunto e, em 1973, implantou o sistema de Rodízios de Brinquedos Pedagógicos.

Teve a inauguração do Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de SP.

Em 1981 na Scola Indianápolis, em São Paulo surge o termo Brinquedoteca com objetivos diferentes, voltada às necessidades da criança. Priorizando o ato de brincar.

Por fim no ano de 1984 foi criada devido ao interesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com