TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO: CENTRO EDUCACIONAL A DISTANCIA

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINAS: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

TÉCNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO

         Aline Aparecida Rodrigues Ferreira RA:992903001

              Jackeline de Fátima da Silva Batista RA: 17009994321

     Josilene dos Santos Guimarães RA: 2845248216

Edinéia Terezinha Cerezoli RA: 2840296880

        Elizaene de Pontes Brandão Silva RA 2845253380

Vanicléia Luiz Duarte Belle RA: 2851207812

TUTORA: Cíntia Brandalise Camilo

CAMPO VERDE 25 DE MAIO DE 2015.


INTRODUÇÃO

Hoje vivemos em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais evoluída e sendo usada frequentemente, seja para estudar, trabalhar ou até mesmo para conhecer pessoas e conversar. E este pode ser dado como o lado contrário de como deve ser usada toda esta tecnologia que nos rodeia, pois isso acaba cortando as relações pessoais e afetando a intimidade familiar.

Olhando por outro lado, pode- se ver a tecnologia como uma aliada e facilitadora das tarefas, pois essa é sua função, facilitar a vida das pessoas, diminuindo o tempo e complexidade de suas atividades.

Nos dias de hoje, principalmente os jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho devem se atualizar para estar à altura dos critérios exigidos pelo mercado de trabalho. E projetos com boas iniciativas para melhoramento dos sistemas e métodos educacionais são fundamentais para crescimento e fortalecimento da educação brasileira. Fazendo assim, com que esses projetos ganhem força cada vez mais e façam com que outras instituições de ensino possam aderir e dar continuidades a projetos que irão ajudar cada vez mais jovens a se profissionalizar, crianças poderão sair das ruas e aprender coisas positivas a partir dos instrumentos da tecnologia e fazer com que tenham um futuro mais promissor.


PASSO 1.

Visualize um ambiente/ sala temática ( brinquedoteca, sala de artes, oficina de musica, etc.), relacionada a sua área de formação profissional, defina quem serão os usuários, que tecnologias devem compor este ambiente/ sala temática. Justifique sua escolha, as estratégias de uso, os objetivos e especifique como as tecnologias assistivas devem ser utilizadas.

Ambiente/ Sala Temática: Sala da Imaginação

Usuários: Crianças e Adolescentes da ONG Esperança

  • Recursos Tecnológicos: Telas, tintas, quadros, materiais recicláveis, computadores, entre outros.
  • Estratégia de Uso: Criar um espaço onde seja possível desenvolver a criatividade e a imaginação, utilizando de diferentes artes, como, pintura, colagens, fantasias, brincadeiras com massas, reciclagem de matérias, além do uso de jogos e aplicativos para computadores que explorem e desenvolvam s capacitação dos usuários, onde possam aprender coisas novas e interagir uns com os outros.
  • Objetivos: Estimular o ensino aprendizagem, visando a liberação de suas expressões, emoções e sentimentos, para que assim possam interagir uns com os outros em brincadeiras saudáveis, cooperando para um melhor desenvolvimento.
  • Aplicação de Tecnologias Assistivas: As novas metodologias usadas para crianças com necessidades especiais são um ponto muito importante para a educação, pois isto significa uma grande evolução, que deve ser usada de forma correta, conforme a necessidade de cada um, a visar que estas irão mudar a vida e o potencial dessas crianças, trazendo melhorias satisfatórias para seu futuro.

O uso de materiais adaptados para cada tipo de necessidade seria o mais ideal para que haja uma grande e significativa melhora na superação de dificuldades funcionais, porem estes materiais tem um valor elevado e pouco acessível por este motivo é possível que se faça adaptação com materiais de baixo custo que lhes trarão muitas possibilidades usando tão pouco. Bons exemplos disso são de professores que fabricam esses aparelhos e doam aos alunos para que lhes possa proporcionar mais conforto. Estas tecnologias de apoio, como suportes de livros e ações dos educadores como colar a folha na mesa com fita adesiva para que ela não se mova com algum movimento involuntário, também faz toda a diferença.


PASSO 2.

Desenvolva um texto explicando as razões pelas quais o projeto “Esperança com tecnologias para educação” vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança. O texto deve ser elaborado em no mínimo 5 mil e no máximo 10 mil caracteres com espaço.

Os costumes e a cultura de uma sociedade podem ser constantemente transformados, podendo ocorrer por diversos fatores, e o educador precisa estar atento a todas essas mudanças, pois o grande desafio é atender os altos padrões exigidos na área da educação. Descobrir novas culturas e fazer com que todas elas estejam incorporadas compete uma grande habilidade na operação destas tecnologias. E nos dias atuais as novas elas estão cada vez mais presentes nas nossas vidas e em nossas escolas.

É preciso que todos estejam em pleno acordo e que haja interesse de toda a população, colocando sua iniciativa, seus ideais e principalmente as suas necessidades. É de grande importância que o governo tenha certa preocupação, pois novos métodos ainda são pouco investidos e se faz- se necessária a modernização e implantação de novos sistemas laboratoriais, dentro e fora das escolas. Criando novas perspectivas e preparando melhor os jovens para sua vida profissional.  

A maioria das escolas, instituições de ensino e ONGs já estão vendo a necessidade em se modernizar, revisar e incorporar novos conceitos e tecnologias. Contudo é preciso que haja estrutura de apoio para que seus usuários possam usa- las de forma correta, pois não basta ter todo um meio tecnológico e a não capacitação do educador. É dever que estejam a par de como são usadas e em que momento aplicar. Para que passem este conhecimento adiante, estabelecendo um vínculo, apoiando e motivando seus alunos. Resultando em um trabalho mais fácil e melhores aprendizados.

As novas tecnologias sendo bem utilizadas por profissionais capacitados irão contribuir para novas formas de ensino e aprendizado, contando com a utilização de ferramentas novas e bem sucedidas como, a internet, que é um espaço onde todos estão interligados com o mundo, trazendo possibilidades imensas de novos conceitos, estar por dentro de todas as noticias do mundo, podendo se aperfeiçoar em quaisquer assuntos e tudo isso por meio de um computador. Existem ainda outros recursos, como vídeos, softwares e aplicativos que garantem um aprendizado mais completo. Contudo, sabemos que estes recursos tecnológicos sozinhos não garantem uma boa aprendizagem, é preciso que o educador estabeleça uma relação com seus alunos, procurando conhecer suas famílias e suas histórias de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com