TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

ACTIVIDAD 1

Escriba una página sobre la situación del profesor de lengua extranjera en le país.

A situação do professor de língua estrangeira, no Brasil não e muito boa, pois são muitos aqueles que abandonam a profissão pois se sentem de mão atadas, porque se sente despreparado para a realidade da sala de aula da escola pública ou particular. Essa situação é muito evidente no caso dos profissionais em línguas estrangeiras. A primeira observação a ser feita é que o ensino de Língua Estrangeira não é visto como elemento importante na formação do aluno, como um direito que lhe deve ser assegurado. Vemos que, essa disciplina não tem lugar privilegiado no currículo, sendo ministrada, em algumas regiões, em apenas uma ou duas séries do ensino fundamental. Entretanto, ao se depararem com a realidade da sala de aula, os professores e professoras se sentem desamparados e se veem impossibilitados de usar toda a teoria estudada ao longo de quatro anos de curso universitário. E as dificuldades por eles encontradas variam desde a falta de recursos e verbas para as escolas se equiparem adequadamente, até outras mais específicas como a reduzidíssima carga horária destinada à língua estrangeira nos ensinos fundamental e médio. Livros com conteúdo que não ajuda no desenvolvimento do aluno, além das aulas de língua estrangeira das escolas públicas muitas vezes se restringem a prováveis quarenta e cinco minutos semanais ou até um pouco mais, e devem dar conta de uma extensa programação e de, conforme sugerem os PCNs de língua estrangeira, propiciar ao aprendiz uma melhor vivência do mundo e de suas diferentes culturas. Se considerarmos, ainda, as frequentes trocas de professores nas escolas e a falta de recursos bibliográficos e audiovisuais, o trabalho do professor de LE fica deveras comprometido.

De acordo com alguns artigos que tratam do ensino de línguas estrangeiras e sua importância na atualidade, um novo idioma só é realmente compreendido a partir do momento em que o aluno passa a entender os conteúdos comunicativos da língua e não somente seus aspectos gramaticais. Ou seja, só realmente tem-se o conhecimento da língua quando se conhece a cultura do povo. A gramática precisa ser apresentada ao aprendiz de forma que ele veja a finalidade do aprendizado e saiba como usufruir da nova língua para seu crescimento profissional e pessoal.

 Os aluno precisa estar motivado. Ele precisa ver como o aprendizado pode ajudá-lo a transformar-se, ele precisa saber aonde pode chegar e o que é capaz de fazer. O aprendizado verdadeiro de uma nova língua não ocorre simplesmente com a repetição automática de enunciados, mas com a relação que o aluno encontra com a sua língua materna e sua realidade. E a falta de materiais adequados, classes excessivamente numerosas, número reduzido de aulas por semana, tempo insuficiente dificulta a aprendizagem da língua em nosso país. Todas as propostas apontam para as circunstâncias difíceis em que se dá o ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (6.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com