TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC

Curso de Pedagogia

Dayane Andrade dos Santos RA: 3776772119

Janaína Barbiere Ruffato RA: 3705605665

Natany Bueno da Silva RA: 3708605144

Alfabetizando a Criança Através da Música

Profa. Dra. Ligiane Raimundo Gomes

Santo André

2014

Sumário

Introdução1

Objetivo de Pesquisa2

Justificativa3

Revisão de literatura4

Metodologia5

Referencia 6

  1. Introdução

O presente artigo tem por finalidade apresentar as contribuições que o trabalho com Músicas, cantigas de rodas, músicas regionais ou parlendas, pode proporcionar na Alfabetização da criança no primeiro ciclo da Educação Infantil e Ensino fundamental.

Na Alfabetização através da música, poderá elevar a autoestima da criança, que terá mais facilidade de aprender a ler e escrever.

É um meio facilitador, que é utilizado no processo de aprendizagem, dos alunos das séries iniciais.

   Destacando-se o trabalho feito com os instrumentos musicais, com o corpo e com a letra da música, nessa prática de alfabetizar, a criança desenvolverá a atenção, a concentração e a criatividade.

É um recurso bem divertido que o professores quanto pedagogos, podem usar com as crianças que estão começando a conhecer as palavras, letras, até textos mais fáceis.

Baseando-se na música e na musicalização, como parte essencial do processo de aprendizagem musical, uma vez que não adquire a música, se vivencia a música musicalmente, despertando e desenvolvendo a sensibilidade musical.

Abordando este papel em sala de aula o professor poderá usar a música como ferramenta, para ajudar na educação, deixando a aula mais gostosa, receptiva e mais alegre.  

2.Objetivos da Pesquisa

Objetivo Geral

Promover a partir de músicas infantis o desenvolvimento de habilidades de Leitura, Escrita, Oralidade, Interpretação e Produção de Textos, bem como a integração das crianças e a ampliação de seu conhecimento de mundo.

Objetivos Especificos

  • Analisar a linguagem musical como fonte de referencia para o ensino da leitura e escrita
  • Conhecer o alfabeto e compreender diferenças entre escrita e formas geométricas e números.
  • A interpretação e a produção de texto do aluno
  • Relacionar a leitura a aspectos da memória, mediante brincadeira musical.

  1. Justificativa

A música deve iniciar- se desde a educação infantil nas diversas  situações como higiene, hora do lanche, comemorações e outras.

Por meio da música a criança pode entrar em mundo letrado e cheio de divertimento.

A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos tornam-se mais amplos, como no aprender a letra da música, memorizando, brincando, dançando e interagindo com os colegas no decorrer da música.

E este contato com a música faz com que o aluno conheça o mundo a sua volta vendo tudo diferente, reconhecendo as letras e números, pois a música atribui muito no alfabeto e numeração onde a criança vai desenvolvendo cantando e memorizando de forma bem prazerosa facilitando o processo de ensino e aprendizagem.

  1. Revisão de Literatura

 A Música na alfabetização


            A música, ao longo da história, vem desempenhando um papel importante no desenvolvimento do ser humano, tanto no aspecto moral, social, como também no religioso. Contribui na aquisição de valores e hábitos que são indispensáveis na formação da cidadania de cada indivíduo. Estudos relacionados à música abordam que na pré-história, quase não tem vestígios arqueológicos a respeito aos sons musicais e que a música, era de caráter religioso, mágico, ou seja, ritualístico, batendo as mãos e os pés, definindo um ritmo, agradeciam aos deuses ou pediam proteção para a caçada ou guerra. No mesmo período os homens passaram a bater na madeira, produzindo um som ritmado, surgindo assim o primeiro instrumento de percussão a ser usado.

                                               A palavra MÚSICA deriva de “arte das musas,” em uma referência à mitologia grega, mousiké que designada, junto com a poesia e a dança, fundiam em uma só e fundamentalmente marca a cultura da antiguidade ocidental. Os gregos tinham paixão pela música, atribuíam-na aos deuses, esperando alcançar a perfeição. Desde as civilizações primórdios a música para eles era considerada uma arte, uma maneira de pensar e de ser (Loureiro, 2003 p.34). Segundo a autora, a música aos poucos, foi cultivando a inteligência, não no aprender a tocar instrumentos musicais, mas estudar a escrita, artes liberais, a matemática, o desenho, a declamação, a física e a geometria, saber cantar em um coro e pelo menos tocar um instrumento, tendo como objetivo a formação do caráter do indivíduo e não de adquirir somente conhecimento, por isso à educação se constituía na ginástica e na música. Com o desenvolvimento do pensamento grego a música se expandiu, incorporando poesias e letras. Segundo Bauab, citado por Loureiro,

A poesia, o drama, a história, a oratória, as ciências, e a própria música estavam incluídos na extensão do termo música. Os poemas, compreendidos e memorizados, eram entoados com acompanhamento da lira. Portanto, mais importante do que a destreza técnica era o saber improvisar um acompanhamento com o pensamento expresso no trecho recitativo. Por ser ensinado com música (o ritmo facilita a memória), o ensino era atraente, agradável. (Bauab 1960, PP. 58-59).

Segundo Beyer, citada por Loureiro (1999, p. 25), a cultura romana aceitava muito mais a modalidade do conhecimento musical como saber científico, porém rejeitava a modalidade desse conhecimento como saber prático.

A igreja católica, durante a Idade Média interessou-se pela música, acreditando que a música pudesse ter grande influência sobre os homens. Segundo Loureiro (2003, p. 38), padres, missionários aprendia músicas religiosas católicas, para levar a todos os lugares do mundo.

Por volta dos 500 anos D.C. começa para a civilização ocidental o período chamado de Idade Escura. Por 10 séculos, a Igreja católica recentemente emergida dominaria a Europa, enquanto administrando justiça, instigando "as Cruzadas Santas" contra o leste, estabelecendo Universidades, e geralmente ditando o destino da música, arte e literatura.  Classificando a música conhecida como canto gregoriano, música aprovada pela Igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com