TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  9/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A gestão participativa é uma política educacional respaldada pela LDB(Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional(Lei 9394/96), que defende a elaboração do currículo pedagógico democrático aberto aos alunos, pais e comunidade, tendo estes, direito á participar de sua elaboração.

Herdamos uma educação intitulada tradicionalista, rígida fechada para opiniões de terceiros que não compõe o corpo docente. Nesse contexto o papel da Gestão Participativa surge no intuito de descaracterizar o perfil de autoritarismo passado pelas escolas, já que, esta defende que um currículo elaborado e pensado na realidade dos alunos tem mais chance de atingir seus objetivos pedagógicos.

É para que haja reciprocidade entre os demais, buscando sempre o mesmo ideal que é, a qualidade do ensino. Para que o gestor tenha uma visão ampla, tendo como prioridade as necessidades dos alunos, elaborando propostas pedagógicas que satisfaçam suas necessidades, não sendo uma instituição individual e isolada, separada da realidade, passando a ser integrada na comunidade ampliando os laços pedagógicos, para que a sociedade se sinta de fato inserida no contexto escolar.

O presente artigo tem como principal enfoque identificar por meio de pesquisa se a escola (Centro de Ensino Médio) de Taguatinga- DF adota o método participativo e descobrir se alunos e responsáveis participam na elaboração do projeto político pedagógico da escola, tal como avaliar a importância deste método na mesma.

É objetivo da Gestão Participativa contribuir para um ensino democrático, promovendo debates e levantamento de dados, que possibilite elevar o padrão da qualidade do ensino na rede publica com a participação de todos os membros envolvidos.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 BREVE HISTÓRICO DO INÍCIO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

O perfil da Educação pública no Brasil tem reflexos nos principais acontecimentos históricos ocorridos ao longo do tempo até formação do Brasil de hoje, acontecimentos como a colonização do Brasil e a revolução industrial, que refletiram na forma de ensino e na formação da educação pública adotada nos tempos atuais.

Teve inicio durante a colonização do Brasil que ocorreu no Séc.XVI, entendia-se que essa pequena colônia conhecida como Brasil não necessitaria de uma educação com mais prestigio já que a principal atividade exercida aqui era a agricultura e essa atividade não exigiria mão de obra qualificada, muito menos respaldada por um ensino de qualidade.

Na visão da metrópole portuguesa, o Brasil era apenas uma fonte fornecedora de metais preciosos para expansão do comércio português .Segundo Aranha,2006 “Isso resultou na necessidade de expansão comercial da burguesia enriquecida com a revolução comercial. As colônias valiam não só para a ampliação do comércio, como também por fornecer produtos tropicais e metais precisos para as metrópoles”. Afirmando que;

A relação do Brasil com Portugal, no período colonial, determinava que o Brasil fosse uma simples colônia [...] produtora e fornecedora de gêneros úteis ao comércio metropolitano e que se pudessem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com