TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  13/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - FUNDAMENTOS

Profº WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA

David ausubel

rafael de oliveira lima

fortaleza

2014

        Para aprendizagem significativa aconteça é necessário que o aluno esteja disposto a aprender, pois a aprendizagem significativa se trata de uma atividade consciente de assimilação e adição de conhecimentos que se inter-relacionam, e não simplesmente de memorização como na aprendizagem mecânica; motivar o aluno a aprender é essencial, os materiais usados tem grande valor nessa visão, eles devem ser potencialmente significativos, de acordo com o Ausubel significado lógico depende apenas do conteúdo em si, mas o significado psicológico é uma experiência pessoal do indivíduo. Mesmo materiais arbitrários, ou seja, que não se se ancore em nenhum conhecimento ou conceito preexistente, chamados de “subsunçores” na teoria da aprendizagem significativa, podem ser transformados em significativo com o uso dos organizadores prévios, que são recursos ou informações que podem ser usadas para despertar o interesse para o conteúdo a ser abordado, com a função de servir como uma ponte cognitiva para que o aprendizado ocorra de forma eficaz.

         Tratando do modo como o aluno é apresentado ao conteúdo, segundo a perspectiva de Ausubel, deparamo-nos que com a dicotomia da aprendizagem significativa e da aprendizagem receptiva. A aprendizagem significativa é defendida por Ausubel, por fornecer ao aluno conteúdos inacabados que sequenciariam uma descoberta maior ao aluno que, pois eles seriam relacionados de forma substancial a conceitos prévios relevantes, presentes na estrutura cognitiva. A aprendizagem receptiva acontece quando o conteúdo é apresentado na sua forma final, ou seja, não requer nem causa processos de descoberta pelo aluno, pede apenas que o aluno memorize e aprenda. Ela ocorre também, quando à inexistência de informação prévia na Estrutura cognitiva com a qual ele possa relacionar novos conteúdos, geralmente são conceitos teoricamente inovadores para o indivíduo ,no entanto quando é memorizada pode passar constituir parte da estrutura cognitiva. O uso da aprendizagem receptiva é muitas vezes o meio inicial do processo de aprendizagem receptiva, pois ajuda a criar os “subsunçores”, mas que deve ser substituída pelo método significativo logo o aluno é apresentado ao novo conteúdo, esse processo pode ser acelerado com o uso dos Organizadores Prévios.

        Qual o papel do aluno no processo de ensino e aprendizagem?

É ativo assim como em todos as outras concepções cognitivistas. Ele deve se mostrar receptivo aos novos conteúdos, e o professor, tem papel de grande importância, ele deve motivar os seus alunos e ensinar de acordo com os conhecimentos prévios do aluno, utilizando princípios facilitadores como a reconciliação integrativa e a diferenciação progressiva e fazendo o uso de organizadores prévios para explicitar a relacionabilidade do novo material com os conceitos subsunçores existentes na estrutura cognitiva do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com