TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

        [pic 1]

 As crises periódicas do capitalismo, sementes para a formação de regimes de ideologias totalitárias ou autoritárias

        Colégio Nossa Senhora Aparecida

Alunos: Laura Avelino, Júlio Cesar e Rafael Alves

Professor: João Marcelo Madureira

Data: 14 de Agoste de 2015

         As crises do mundo capitalista são entendidas através do grande mercado global que se formou com o pensamento baseado em capital, anteriormente marcado pela conquista territorial. Um dos maiores problemas é existirem países centralizadores de capital, pois quando afetados promovem crises individuais em crises gerais periódicas que podem voltar a acontecer com maior frequência, levando a Guerras civis e até mesmo Mundiais.

          Ocorre grande luta nesse sistema principalmente entre empresas de nome muito valorizado, visando sempre obtenção de lucro e estabelecendo concorrência para ampliar seu mercado de vendas. Sempre uma disputa desenfreada pela soberania no mercado, com isso se cria superproduções que elevam a produção de mercadorias acima da massa salarial dos próprios consumidores. Porém quando não se alcança essa soberania e a população começa a ficar com a sensação de frustração e desamparo, surgem políticas e ideologias que proporcionam efeitos diretos nos movimentos.

            Quando o capital constante tem esse aumento a taxa de lucro cai e o lucro caindo a economia dessa política é intensamente prejudicada, que busca sempre o máximo alcance de dinheiro. As perspectivas com ares de renovação sedem uma aproximação mutua aos trabalhadores, maiores afetados, a partir de então alguns governos começam a presenciar a ascensão de regimes totalitários que, por meio, de golpe ou do apoio de setores influentes, passaram a controlar o Estado.  

              Um exemplo, com o fim da primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. Com o uso do território europeu como principal palco de batalha acarretou na redução de setores produtivos e inseriu a população de todo continente em declínio, um período de pobreza e miséria. Os efeitos da Guerra também afetaram de forma direta nos movimentos políticos e nas ideologias daquela época.

            A população como um todo se preocupava em como seria possível sair da crise. A primeira ajuda financeira cedida pelos Estados unidos pareceu uma solução, mas logo, foi desmoronada com o acontecimento da crise de 1929 do capitalismo norte-americano. A sociedade se encontrava frustrada e desemparada, as doutrinas liberais e capitalistas haviam entrando em total descrédito devido os sucessivos episódios. Em contrapartida socialistas e comunistas, principalmente após a revolução Russa, tentavam mobilizar a classe trabalhadora em diversos países encorajando levantes populares viessem a tomar o poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com