TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Para começarmos o estudo dos Números Inteiros, buscarmos fazer um levantamento das inúmeras situações do dia-a-dia que envolvam esses números. Um conteúdo bem interessante e que leva ao aluno a descobrir um novo mundo matemático, outrora os alunos não tinham contato com estes números, e então este é o primeiro momento de ampliação dos seus conhecimentos dos números. Desde então devemos explorar este conteúdo com cuidado, privilegiando a compreensão, a intuição e o conhecimento que os alunos já possuem, sendo assim obtermos grandes aprendizados.

CONTEÚDO: Números inteiros

ANO: 7º ano

TEMPO ESTIMADO: 10 aulas

OBJETIVOS

• Ampliar o conceito de números e construir significados para eles a partir de sua aplicação no dia-a-dia;

• Identificar, interpretar e aplicar diferentes significados e representações dos números inteiros;

• Ampliar o conjunto dos números naturais, construindo a partir dele o conjunto dos números inteiros.

• Antecessor e sucessor de números inteiros;

• Adição e subtração de números inteiros;

METODOLOGIA DE ENSINO

1º etapa

Iniciaremos os estudos dos números inteiros propondo aos alunos uma atividade de pesquisa, jogos e problemas que envolvam pontos ganhos e perdidos, créditos e débitos, altitudes acima ou abaixo do mar e temperaturas acima ou abaixo de zero. Quando fazemos este trabalho, vimos de imediato à diferença entre um numero positivo e o outro negativo, daí a visão dos alunos começa a se ampliar.

2º etapa

Após a explicação do conteúdo da aula anterior, apliquei algumas atividades ( livro didático “Matemática – Idéias e desafios”, os exercícios da pág. 11, do 01 ao 09.

Durante as atividades, promoverei debates e discussões que apontem para a necessidade de utilização de novos números a fim de representar e resolver as situações propostas.

3º etapa

O trabalho com percursos na reta numerada poderá ajudá-los a superar dificuldades que possam surgir. Utilizei o livro paradidático-“Matemática- Bianchini- 7º ano, pág.15, exercícios 6 ao 10, para podermos entender melhor o conteúdo estudado em questão. Como os alunos não tinham o livro citado, xeroquei a página do livro para que eles pudessem fazer a atividade.

Ao estudarmos os números inteiros na reta numerada, ficou mais fácil os alunos identificarem o antecessor e sucessor dos números inteiros,uma ótima maneira de identificar e localizar os números inteiros usando a reta numerada. Estudaremos também sobre a adição e subtração de números inteiros, para os alunos compreenderem melhor a adição e ate mesmo a subtração, utilizarei situações que envolvam pontos ganhos e perdidos, créditos e débitos, temperaturas abaixo e acima de zero. Nesta mesma aula aplicarei os exercícios da secção “Fazer e aprender”, do Livro didático- “Matemática – Idéias e desafios”- 7º ano pag. 15, exercícios: 10 aos 16, para melhor compreensão do conteúdo, através dos exercícios propostos.

4º etapa

Nesta aula propus em momento de pesquisa, levei os alunos até o pólo de informática da escola, afim de que pesquisassem algumas questões: ( descritas abaixo ).

1. Sob qual temperatura qualquer parte do corpo congela depois de 1 minuto de exposição ao frio?

2. Qual a temperatura do corpo humano, considerada normal?

3. Com qual temperatura a pessoa pode dizer que estar com febre?

4. Qual a temperatura mais baixa registrada em sua cidade, e a mais alta, nos últimos 20 anos?

5. E no Brasil qual foi a mais baixa, em que ano e em que cidade isso ocorreu?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com