TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  14/11/2015  •  Dissertação  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

ECOPEDAGOGIA: É UM MOVIMENTO OU UMA NOVA TEORIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

Acho que muitos se perguntam sobre o que Ecopedagogia. Bom ela é um conceito que ainda está sendo elaborado, e que busca um meio de formar educação para o futuro, cidadania, noção planetária e ambientalismo. Por tanto é uma educação para a cidadania, que implica uma reorientação de nossa visão de mundo, uma reeducação por um mundo mais justo e produtivo, num ambiente sustentável, que pode ser entendida como um movimento social e político também. Antes de mais nada, deve-se ressaltar que a ecopedagogia, é tanto uma nova teoria de educação, como um movimento, pois ela ainda é um conceito em construção e é um tema que ainda está na fase de exploração e discussão no meio educacional. Atualmente existe bastante debates sobre a Ecopedagogia ser ou não apenas um modismo, e se suas intenções são claras e objetivas quanto as sérias questões ambientais e sociais que perturbam nosso planeta, assemelhando-se a outros discursos arcaicos na realidade educacional.

A ecopedagogia então, uma educação para a cidadania planetária, que implica uma reorientação de nossa visão de mundo e uma reeducação por um mundo mais justo e produtivo, num ambiente sustentável, enfatizando as interconexões entre os seres humanos, os fenômenos naturais e os sociais. Buscando uma mudança de valores, entende-se que o processo pedagógico deve desenvolver atitudes de abertura, interação comunitária, subjetividade coletiva e sensibilização as questões ambientais como poluição, desmatamento, escassez da água, aquecimento global, aproveitamento de recursos, naturais e industriais que são assuntos em evidência nos dias de hoje.

Não se trata apenas de uma pedagogia meramente escolar, ainda que compreenda a escola como articuladora dos demais espaços educativos, pretende-se também alcançar os espaços fora das escolas entre a sociedade que era esta a intenção a princípio, pois compreende que a educação ambiental precisa estar disponível para toda sociedade.

O processo educativo desencadeado pela Ecopedagogia propõe a formação de um cidadão cooperativo e ativo, ao contrário do que é desenvolvido pelas

pedagogias tradicionais. Assim, é um desafio para a educação como um todo e, para a educação ambiental de modo especial, investigar formas de juntar o conhecimento que foi separado. A ecopedagogia não busca oferecer apenas uma visão diferenciada da realidade social do ecossistema, mas dar um novo sentido, reeducando o olhar e a leitura desta realidade. Na escola, Diante deste grande desafio, cabe aos educadores trabalhar com os educandos de forma lúdica, para que sintam-se coautores do trabalho ecopedagógico, visando transformar a realidade social em que vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com