TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho AVA

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

NOME

Amanda Ventura Vicentin Lopes

RA

6670432609

Atividade desenvolvida para a disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Ana Roberta V. de Alcantara.

Anhanguera Educacional Piracicaba 2014

Análise de Pierre Bourdieu sobre o sistema escolar e a desigualdade escolar no Brasil.

Pierre Bourdieu nasceu em 1930 no vilarejo de Denguin, no sudoeste da França e faleceu em 2002 de câncer.

Bourdieu dedicou-se à análise do sistema de ensino Francês, o estudo tornou-se um marco na sociologia da educação e também da histórica.

Em seu tempo, um senso comum que apontava que a escola pública e gratuita poderia ter resolvido o acesso à educação e assim a igualdade de oportunidades para todos independentes da classe social.

Em 1970 Bourdieu publicou um livro que apresentava uma análise bastante inovadora, mas também critica de ver e pensar a escola.

No livro Bourdieu contesta que a escola promove o ensino igualmente para todos os indivíduos tanto para a promoção da liberdade quanto para ascensão social, ele deixa claro que a escola e a sua prática somente pode ser entendida e compreendida quando relacionadas ao conjunto de relações entre as classes sociais.

Bourdieu também não concorda com a ideia de a escola ser neutra, já que a escola não era igual para todos e o que prevalecia era a classe social.

“Para que sejam favorecidos os mais favorecidos, e desfavorecidos os mais desfavorecidos, é necessário e suficiente que a escola ignore, no âmbito dos conteúdos do ensino que transmite, dos métodos e técnicas de transmissão e dos critérios de avaliação, as desigualdades culturais entre as crianças das diferentes classes sociais” (BOURDIEU, 1998, p.53).

O que Bourdieu quer dizer nessa frase é que a escola ao se tratar de maneira igual tanto nos direitos quanto nos deveres os que são diferenciados socialmente acaba privilegiando aqueles que por sua herança cultural já são privilegiados.

Bourdieu acentua que no interior de uma sociedade de classe existem diferenças culturais o que é uma realidade, Bourdieu diz que as classes burguesas já possuem um patrimônio cultural, normas de falar, de valores e outros, já as classes trabalhadoras possuem outras características culturais.

Na visão do sociólogo a escola perdeu o seu papel de instância transformadora e democratizadora das sociedades e passou a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantém e se legitima os privilégios sociais.

No Brasil podemos ver a desigualdade na educação escolar, um exemplo de desigualdade é a própria escola onde temos uma sociedade que diz que a educação é para todos, mas vemos que não é bem assim, pois na zona rural podemos citar muitos exemplos de desigualdade.

O primeiro deles é a falta de transporte público para as crianças chegarem até a escola, pois na maioria das vezes a escola é muito longe do local de onde vivem e isso traz grandes problemas para chegarem ao local da escola, o caminho é muitas vezes cheio de dificuldades e tem que se esforçar bastante para chegarem à escola.

O segundo é a estrutura da escola que também muitas vezes é difícil, pois não tem materiais disponibilizados e o professor tem que improvisar, como a criança pode ter uma aprendizagem adequada se muitas vezes nem carteiras e cadeiras tem para se estudar, um lápis ou uma simples caneta a família muitas vezes não pode comprar e a escola em uma estrutura inadequada também não pode oferecer, fica cada vez mais difícil para esse aluno.

A merenda escolar também é importante, pois é um direito do aluno e muitas vezes esse direito também é tirado, pois muitas escolas também não oferecem merenda porque não se tem uma condição para oferecer.

Esses são alguns exemplos na zona rural do nosso Brasil onde a classe social de vida é na maioria baixa, mas diante disso podemos ver que a educação não é igual para todos e por isso nas pesquisas de alfabetizados podemos ver um índice nessa região muito alta de pessoas que não freqüentam a escola, realmente fica difícil para o individuo se alfabetizar, muitos nem chegam a conclui o ensino fundamental, pois não é dada uma oportunidade de melhorar sua condição financeira já que as barreiras são muitas e ignoradas pela nossa sociedade.

Mesmo na zona urbana podemos ver também exemplos de desigualdades onde a classe de baixa renda também é afetada com a falta de estrutura muitas vezes, pois muitos também não podem comprar livros ou materiais de escola por sua condição de vida e acaba sendo discriminado na escola, é o dever da escola em oferecer recursos para esse aluno independente da classe social esse aluno tem que ter uma aprendizagem igual a dos outros sem ter diferenças e é o papel da escola em oferecer os materiais necessários para esse aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (198.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com