TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Desenvolvimento Metodologia Tradicional

Por:   •  21/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

                

Introdução

O presente trabalho teve como objetivo observar uma aula prática de português, levando em conta a metodologia aplicada pela professora, sua fundamentação e o tipo de aula, também houve uma sondagem com três alunos para avaliar os níveis de alfabetização entre eles: pré – silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético e relatar em que nível cada criança se encontra.

Essa sondagem busca diagnosticar a escrita de cada aluno de uma turma de alfabetização e letramento, é usada para avaliar a evolução do processo de aprendizagem, que consiste na produção espontânea de uma lista de palavras, sem intervenção do professor, seguindo essa ordem: primeiro polissílaba, trissílaba, dissílaba e uma monossílaba e pode ser seguida ou não pela produção escrita de alguma frase.

Por meio do que foi citado anteriormente elaboramos o relatório, que descreve a caracterização da escola e turma observada, também a sondagem feita com os alunos da turma do 2 ano do ensino fundamental, fundamentada na disciplina dada em sala, alfabetização e letramento que nos levou a uma experiência prática do que é uma sala de aula e presenciar a dificuldade que é trabalhar com alunos de diferentes níveis de alfabetização.

Desenvolvimento

Metodologia Tradicional

O ensino tradicionalista teve a sua origem no século XVIII, com o início do Iluminismo. Seu objetivo principal era universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. Apresenta um modelo firmado e certa resistência em aceitar inovações, e por isso foi considerada ultrapassada nas décadas de 60 e 70.

As escolas que adotam a educação tradicional acreditam que a formação de um aluno crítico e criativo depende da bagagem de informação adquirida e domínio dos conhecimentos estabelecidos. Geralmente, as aulas são expositivas, com exercícios organizados para a memorização, a observação feita na escola, constatou que a professora segui essa linha de ensino, expondo o conteúdo trabalhado na prática ou seja o texto e as atividade, usa linguagem mais informal para melhor compreensão.

Metodologia Sociointeracionista

O sociointeracionismo como o próprio nome já diz têm como princípio o foco na interação. Segundo esse método, a aprendizagem acontece em contextos históricos, sociais e culturais. Assim, o entendimento da criança é o ponto de partida para o conhecimento.

No início do século XX, o psicólogo russo chamado Lev Vygotsky, buscava reformular a psicologia por meio de uma abordagem que permitisse entender as relações entre os indivíduos, as suas funções psicológicas e seu contexto social. Suas pesquisas revolucionárias, propõem uma situação de ensino/aprendizagem em que o aluno, por meio do seu convívio social e da interação com outras pessoas é capaz de construir o seu conhecimento.

Importância dos diferentes tipos de metodologias

A metodologia de ensino, trata-se do processo para auxiliar o aprendizado e atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento, com diferentes métodos de aplicação. Antes de implementar um método pedagógico, cabe ao educador ver o educando como um ser pensante e que deve buscar a construção do conhecimento, não ficando alienado a sistemas tradicionais de ensino obsoletos, fundamentado em padrões e em suas próprias crenças, postulando “verdades absolutas”, é necessário entender que a sociedade vem passando por transformações, muitas delas vindas da globalização, por isso a importância de se pensar em modelos pedagógicos atualizados, de acordo com as demandas sociais.

Sondagem

Sondagem é a atividade que busca avaliar a escrita de cada aluno de uma turma de alfabetização e indica que nível cada criança se encontra, usada também para avaliar a evolução do processo de aprendizagem. Na turma do 2º B da escola Plácido Monteiro Gondim foi visto que as três crianças que passaram pela pesquisa leem textos pequenos e são pré- silábicos, todos da sala se encontram no mesmo nível.

 Consistia em atividades fundamentadas em um campo semântico de palavras onde exercitava o desenvolvimento da escrita dos alunos em uma produção espontânea de três palavras, sem intervenção, pode ser seguida ou não pela produção escrita de alguma frase. Na sondagem, o ideal é que os alunos escrevam da melhor maneira possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (385.2 Kb)   docx (287.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com