TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Por:   •  21/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996, o Brasil experimentou avanços significativos no financiamento da educação. Alguns dos avanços mais notáveis incluem:

1. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB): Criado em 2007, o FUNDEB substituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O FUNDEB ampliou a abrangência do financiamento e incluiu todas as etapas da educação básica, desde a creche até o ensino médio. O fundo é composto por recursos municipais, estaduais e federais, e tem contribuído para aumentar os investimentos na educação.

2. Piso Salarial Nacional para Professores: Em 2008, foi estabelecido o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Essa medida garante um salário mínimo para os professores com formação de nível médio e jornada de trabalho de 40 horas semanais. O piso salarial é reajustado anualmente com base no aumento do valor mínimo por aluno financiado pelo FUNDEB, que completou em 2022 dois anos da aprovação da Emenda Constitucional do Novo Fundeb (EC) nº 108, que tornou permanente uma das principais fontes de financiamento da educação no país.

3. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): O PNAE, criado em 1955 e regulamentado em 1994, é um programa de transferência de recursos financeiros destinados à alimentação escolar. Desde sua criação, o programa tem se expandido e contribuído para a melhoria da qualidade da merenda escolar no país, garantindo alimentação saudável e adequada para os estudantes.

4. Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE): O PNATE foi criado em 2004 com o objetivo de apoiar estados e municípios na garantia do acesso e permanência dos estudantes na escola por meio do transporte escolar. O programa tem sido um importante instrumento de inclusão educacional, especialmente para alunos que vivem em áreas rurais e de difícil acesso.

5. Expansão do acesso à educação superior: Desde a criação do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), houve um significativo aumento no acesso à educação superior no Brasil. Essas iniciativas têm oferecido bolsas de estudo e financiamento para estudantes de baixa renda, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à educação superior.

É importante ressaltar que, apesar desses avanços, o financiamento da educação no Brasil ainda enfrenta desafios, como a necessidade de aumentar os investimentos públicos, reduzir as desigualdades regionais e melhorar a gestão dos recursos destinados à área educacional.

Existem vários entraves que dificultam o financiamento da educação no Brasil e limitam seus resultados quantitativos e qualitativos. Apresentarei abaixo algumas questões que acredito serem as principais:

1. Baixo investimento público: O investimento público em educação no Brasil ainda é insuficiente para atender todas as necessidades do sistema educacional. A baixa destinação de recursos afeta diretamente a qualidade da educação e também a oferta de vagas em todas as etapas de ensino.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com