TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO - LEIS TRABALHISTAS

Monografias: TRABALHO - LEIS TRABALHISTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 2

No estudo do Direito do Trabalho, que faremos durante esse semestre, aprenderemos as regras acerca da jornada de trabalho que devem ser obrigatoriamente observadas, segundo o que determina a CLT. No entanto, muitas empresas, apesar do conhecimento sobre o que a lei determina, ainda forçam seus empregados a jornadas de trabalho extenuantes, como as relatadas na notícia acima, podendo, inclusive, ser prejudicial à saúde do trabalhador.

1- Para você, atitudes empresariais como estas são necessárias para a sobrevivência da empresa em um mercado cada vez mais competitivo?

2- Como ser forte, na concorrência acirrada com outras empresas, respeitando-se também os direitos trabalhistas?

3- Como conciliar a necessidade de otimização do lucro e redução de custos, inerente ao ambiente empresarial, com o oferecimento de um ambiente de trabalho que assegura padrões de saúde e bem-estar? Será que falta fiscalização dos órgãos competentes, para se fazer garantir esses direitos?

Reflita sobre o tema. Debata e traga sua colaboração com outros casos conhecidos, em que a jornada e as condições de trabalho, garantidas pela CLT, não foram respeitadas.

1-Não.Porque as empresas aumentando o tempo de trabalho, atividades repetitivas e de cargas inadequadas, podem acabar atrapalhando o sistema da empresa, dependendo do tipo de serviço, havendo um prejuíso ainda maior, como por exemplo, queda financeira, perda na competitividade no mercado,além de multas, por não comprimentos das leis trabalhistas.

2-Deve-se trançar os objetivos dentro da empresa, com um bom planejamento, de acordo com as leis trabalhistas, identificar as forças, oportunidades, riscos e fraquezas entre as concorrências, verificando as vantagens e mantendo o diferencial. E trabalhar em equipe com os funcionários, sempre buscando a motivação, inovação, reconhecimento dentro da empresa.

3-A empresa tenha uma liderança, incentivando os funcionários com motivação, reconhecimento, gratificações, entre outros, aumento do lucro e reduzir os custos desnecessários na organização.

É preciso que os orgãos responsáveis fiscalizem as empresas, para o comprimento das leis e verificar o ambiente de trabalho, principalmente, evitando os riscos, que podem causar problemas na sáude e no bem-estar dos funcionários.

OBS: Experiência na minha própria casa, minha mãe trabalhava numa loja que não compri as leis de acordo com CLT, quando ela ficava doente, e apresentava o médico com atestado, ele obrigava ela pagar as horas não trabalhadas, mesmo com documento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com