TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pedagogia

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso: Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior - Pedagogia Turma: 2018/2 Semestre: 2º

Disciplina: Escola, Currículo e Avaliação Institucional

Professora: Georgia Borges

Polo: Rio das Ostras

Acadêmico: Agnes Cristina Sousa da Silva Carvalho   RGM:013.548

ATIVIDADE 

Escola, Currículo e Avaliação Institucional. 

Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento em até 8 linhas,  não copie textos da internet.

  1. Descreva 3 objetivos que você considerou mais importante em nossa disciplina e explique por quê?

Valorização do aluno possui toda uma história que tem que ser valorizada em sala e em toda sai vida antes da escola.

Conciencia do Professor tendo um papel fundamental na formação de seus alunos, por isso devemos ter um planejamento direcionado ao curriculo para a formação do alunoconforme sua necessidade.

Concientização de que a sociedade se transforma e esta ligad por instrumentos que alterarão conforme a necessidade que se vive na politica e na sociedade da época.

  1. Qual é a origem do conceito, Currículo e qual é seu objetivo maior?

A origem é americana e tem como obetivo a organização e conteúdis científicos para monitorar os alunos que tenham seu padrão diferente de pensamento.

  1. O currículo estabelece uma estreita relação com a cultura na qual ele se organiza. Descreva essa relação.

Uma estreita relação entre o que acontece na vida do aluno, sua cultura, histórias vividas, valores para que possam se tornar bons cidadões e ativos na sociedade.

  1. Diferencie Currículo Explícito de Currículo Oculto;

Currículo Explicito:        formado por vários séries de ensino, conteúdos de ensino e planos pedagógicos sendo o objetivoserem alcançados na avaliação.

Currículo Oculto: com toda avaliação do aluno no currículo em seu modo de vida, na escola com sua bagagem de vida social e aprendizado levando em conta sua escala de valores.

  1. Cite as dimensões que determinam um Currículo.

Filosófica: Refere se ao tipo de educação apropriada a uma cultura. São valor baseado no que recebem da sociedade, etc.

Sócio Antropológica: Com às mudanças sociais que ocorrem aceleradamente, é preciso que o ambiente escolar tenha uma visão lucida do que realmente esta acontecendo para que o trabalho educativo possa ser desenvolvido dinamicamente

Psicológica: Para que o currículo escolar possa ser altamente qualificado, é necessário priorizar o desenvolvimento piscicologico do aluno, pois, nem todos os alunos tem a mesma velocidade de raciocinio, nem possuem o mesmo volume de desenvolvimenteo psicomotor, sendo necessário que se obtenha uma boa definição de aprendizagem. Nesse entendimento, faz se necessário pensar em ações que dará ao individuo, práticas educacionais que proporcionam um desenvolvimento de suas habilidades, visando o crescimento pessoal, de maneira que o leve a pensar, discutir e criar novas ideias, agregando novos conhecimentos

Epistemológica: Concebemos a criticidade como fator principal para a analise do currículo, seus principios e resultados ganhos quando agregados no cotidiano escolar. Essa dimensão nos dentro da ótica de representação do currículo, dos entendimentos que nele se encerram, no formato de como é concebido, sem esquecer das fontes que precisam ser contempladas para que o currículo abranja dimensões que são considerados fundamentais: a filosófica, a epistemologica, a sociologica, antropologica ea piscicopedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com