TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pedagogia

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação

Margarida

8743115459

Mônica da Gama Arantes

9133249281

Natália de Oliveira Duarte

8745126618

Viviane L. Meireles Galvão

8744125332

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação da Tutora EAD Jane Fonseca.

Niterói

 2014

Introdução

Através da observação tanto das deficiências e dificuldades das crianças, o trabalho de terapia assistida por animais traz a estabilidade emocional e amadurecimento, a proposta desse trabalho foi para melhorar a rotina diária da escola criando no aluno bons hábitos tais como:  sensibilidade, senso de comunicação, organização, responsabilidade e companhia.

Os alunos trabalhados teve um grandes desempenhos em suas áreas de dificuldades uns na concentração, hábitos de higiene, coordenação motora, agressividade, auto estima etc.

Para nós educadores hoje é um grande desafio lidar com essas dificuldades, precisamos ampliar nossa visão para criar novos meios para levar nossos alunos a um lugar seguro no ambiente escolar onde ele sabe que lá ele vai encontrar o que ele precisa.

Desde pequeno eles precisam desse afeto desse contato do toque, isso desenvolve a afeição e o professor consegui alcançar o aluno esteja ele onde estiver e conecta – ló com o mundo a sua volta.

Com esses animais e seu ciclo, a gestação, o nascimento, os primeiros passos, a doença e também a morte eles são fonte de aprendizagem despertam nelas a responsabilidade, a sensibilidade, o respeito, convivência, minimizando a solidão, desperta a gentileza, cuidado e cooperação. Essa ferramenta tem dado bons frutos formando cidadãos menos problemáticos e mais amáveis e compreensivos e flexíveis.

Passo 1

Escola: Nana Neném.

Série: Primeiro ano

Números de alunos:  12 Meninos: 7    Meninas: 5

Descrição do perfil da turma:

 A Turminha do Primeiro ano foi um sucesso! Alguns alunos se integraram muito bem ao ambiente da sala de aula, aos novos amiguinhos e a todos que compõem o ambiente escolar e se adaptaram com tranquilidade. Encontramos alguns alunos com dificuldades comportamentais e outros com problemas de aprendizagem, mas com a ajuda dos responsáveis conseguimos superar e fazer com que o problema torne uma expectativa de vida, deixando o aluno mais feliz e disposto a ir para escola.

A turma tem imaginação e fantasia bastante aguçada, principalmente nas brincadeiras e no reconto de histórias, onde as crianças criam suas próprias histórias e regras do brincar relevando a sua criatividade. A partir de então se sociabilizam interagindo uns com os outros aprendendo a respeitar as diferenças.  

Exercícios como recontar histórias ou cantar músicas, contar em voz alta e dialogar tem sido realizado. Bastantes participativos todos já realizam as tarefas rotineiras. As atividades e jogos lúdicos têm sido de vital importância para melhorar a adaptação e socialização.

A turma do 1° Período possui a especialidade de apresentar a criança um conhecimento de si próprio e de socialização com o grupo de convivência. Além de desenvolver noções de respeito para com os outros e a familiarização com o mundo da escola. Adquirindo noções que, com certeza, serão aprofundadas no futuro.

Assim as atividades são elaboradas e destinadas a crianças 6 anos. Tendo em vista sua maturidade, essa faixa etária é flexível para que se mantenha sempre o prazer e o interesse durante a realização das tarefas, cabendo ao professor analisar e adequar os exercícios de acordo com o nível de aprendizagem da criança.

Passo 2

Aluno:  Davi Vasconcellos – 6 anos.

O aluno Davi no início dos trabalhos teve um pouco de dificuldade em adaptar-se. Era um menino que não tinha autoestima, autoconfiança, limites, concentração e coordenação motora. Ao decorrer do tempo, desenvolvemos um projeto chamado Terapia Assistida por animais na Educação. O programa utiliza exercícios que desenvolvem habilidades tais como memória, percepção, e atenção.  Davi escolheu cuidar de um cavalo, ele escovou os dentes do animal e assim a higiene e limpeza pessoal foi um aspecto despertado no aluno. Seu aspecto social-afetivo caracteriza-se por adotar práticas e hábitos de higiene. Expressa sentimentos de carinho e cuidado com os amigos e animais. Seu aspecto social-afetivo caracteriza-se por adotar práticas e hábitos de higiene. No seu aspecto cognitivo, o Davi usa a linguagem matemática adequadamente no cotidiano, compreende comandos orais relacionados às atividades e identifica objetos (categorizando-os por atributos: cor, forma, tamanho etc.).   Além do cavalo estimular o movimento, o cérebro entende que a criança está caminhando, o que estimula a plasticidade cerebral e a coordenação motora.      

“Ele já melhorou muito. Ele se sente mais tranquilo e tem apego com os bichos. Ele tinha um problema em se fixar em algo e terminá-lo, mas isso já mudou. “

Disse a mãe.

Aluna:  Manuela Porto – 6 anos.

 A aluna Manuela teve dificuldades em adaptar-se. Ao ser um a menina autista, com a ajuda do projeto passou a apresentar comportamentos que não apresentavam antes, ela ficou mais calma a aprendeu a lidar com a afetividade. A ajuda de um Cachorro o tornou mais funcional, alerta e menos agressiva. A atenção e concentração foi o principal aspecto. Também conseguimos trabalhar com limites, regras e rotinas. A higiene do cão incentivou a aluna fazer o mesmo. Em seu aspecto social-afetivo a Manuela adota práticas e hábitos de higiene, gosta de lavar as mãos, e sempre que se suja quer logo se limpar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (166 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com