TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pedagogia

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

NOME

Jurema Selma Paulista de Godoy

RA

1562281249

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

ANO- 2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor (Ana Carolina de O. Cardoso).

Anhanguera Educacional

ANO- 2015

  1. Educação Especial.

                Área de conhecimento e modalidade de ensino que profissionais especializados (psicólogos, pedagogos,) que atendem as pessoas com necessidades especiais, com recursos apropriados conforme sua necessidade. Essas instituições são planejadas, organizadas e ambientadas para alunos com determinadas necessidades especiais, ela perpassa por todos os níveis e etapas e modalidades do ensino dede a educação infantil ao nível superior.

                Educação Inclusiva

                Acontece com a participação de todos, conjunto de princípios e procedimentos implementados ao sistema de ensino como mudanças pedagógicas, estruturais e atitudinais, para adequar a realidade da escola a realidade dos alunos, adaptando-se as suas necessidades, ela não está voltada somente aos alunos com necessidades educacionais especiais, mas a todos os alunos, respeitando a diversidades e as diferenças.

                Integração Escolar.

                Processo tradicional o aluno tem que se adaptar a escola, sua estrutura, currículo seu foco está em colocar os alunos com necessidades educacionais especiais em ambientes mais próximos possíveis da normalidade para socialização e interação suas necessidades são vistas com doença.

  1. Ao longo histórico da educação especial houveram seus marcos entre abandonos, fracassos até seu fortalecimento universal a partir da Declaração mundial, Declaração de Salamanca. O conceito de necessidades educacionais especiais, que passa a ser amplamente disseminado a partir dessas Declarações, ressalta a interação das características individuais dos alunos com o ambiente educacional e social. No Brasil há muitas leis decretos dentre eles estão a Constituição Federal de 1988; LDB 9394/96; Política nacional especial na perspectiva da Educação inclusiva 2008.

  Que garantem direito da educação para todos independente de suas necessidades físicas, etnia, raça, situação social econômica.

  A inclusão escolar surge então para romper com os paradigmas de educação após tantos anos de exclusão, incluindo as crianças em salas regulares de ensino, refletindo um novo momento de desenvolvimento social e humano.

  1. O tema Educação especial ainda enfrenta muitos obstáculos por ser polemico, o preconceito ainda persiste por muitas partes, tanto de escolas, professores despreparados para essa realidade como também a sociedade.

O vídeo mostra que é possível sim vivermos com o diferente é só uma questão de adaptação do espaço as suas necessidades junto aos ‘’normais’’.

No caso de Rodrigo, infelizmente o ser humano se esconde atrás do seu medo do novo, privando-se de uma rica troca de experiência entre crianças com necessidades especiais e crianças normais onde todos podem se beneficiar, pois as crianças especiais e normais tem muito a ensinar umas para as outras um exemplo de benefício as crianças normais podem desenvolver a compreensão, respeito, semelhanças e as diferenças entre si e outros indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com