TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pedagogia Semântica e Regência

Por:   •  15/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

                                        Semântica e Regência

        Semântica é um ramo da linguística que estuda o significado das palavras, frases e textos de uma língua. Está dividida em: sincrônica - que estuda o significado das palavras (sinonímia, antonímia, homonímia, e paronímia) e figuras de linguagem, e diacrônica - a que estuda as mudanças que as palavras sofreram no tempo e no espaço. Desta forma podemos observar que a semântica se faz presente em vários momentos de nossa vida , das mais diferentes formas e nas mais comuns situações do dia a dia.

        Regência trata das relações existentes entre os termos em uma frase, ou seja, estuda a dependência entre as palavras. As regências podem ser : regência nominal - quando termo regente é um nome temos a regência nominal (substantivo, adjetivo, advérbio), e regência verbal: refere-se ao estudo dos verbos quanto à necessidade e ao tipo de complemento exigido, nesse caso o termo regente na oração é um verbo e não um nome. A regência é importante para se evitar a ambiguidade, posto que ela estuda a relação entre os verbos e os termos que os complementam ou caracterizam o estudo da regência, seja verbal ou nominal        , visa ampliar a capacidade do indivíduo de se expressar  com qualidade, evitando a utilização de termos inadequados nas orações, posto que, tal conduta gera dúvidas á respeito do sentido e do significado que se busca expressar.

        Exemplo: A reunião implica mudança de horário.

        Ambiguidade é quando temos palavras ou estruturas que podem ser interpretadas de duas formas diferentes, causando confusão no discurso.

Exemplos: O cachorro do meu marido é um chato.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com