TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Psicologia da Educação

Por:   •  7/10/2019  •  Abstract  •  3.464 Palavras (14 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Nome dos alunos:                                                           RA:

Psicologia da Educação

Conceitos dos principais filósofos, e suas principais contribuições para a Educação.

1º Semestre de Pedagogia

Prof.ª         

Hortolândia .

2019

Sumário

Introdução................................................................................................................................ 02

Sigmund Freud......................................................................................................................... 03

Jean Piaget................................................................................................................................ 05  

Henri Wallon............................................................................................................................ 08    

Lev S. Vygotsky....................................................................................................................... 10

Conclusão................................................................................................................................. 12

Bibliografia...............................................................................................................................13

                                         

Introdução

Este trabalho surgiu na matéria da disciplina de “Psicologia da Educação” do 1º ano de Licenciatura de Pedagogia e que tem como finalidade, mais concretamente se referir aos principais filósofos e suas contribuições para a Educação. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica enriquecida com alguns artigos, vídeos, reportagens e livros a respeito do assunto.

Boa Leitura.

Sigmund Freud – O pai da psicanálise

Sigmund Freud (1856 – 1939) que nasceu na região da Morávia que pertencia ao Império Austro – Húngaro que é a República Tcheca hoje. Freud que mais tarde se tornará o Pai da Psicanálise. Seu pai Jacob que era um modesto comerciante do ramo de têxteis se casou com sua mãe que era sua segunda esposa e com ela tiveram seis filhos e Freud seu primogênito e preferido de seus pais. Especialmente a sua mãe tinha uma admiração muito grande por Freud ela o chama carinhosamente de meu Sigi de ouro. Sigmund Freud teve uma educação judaica não tradicionalista voltada á filosofia do Iluminismo.

Quando Freud tinha três anos de idade, no ano de 1859 sua família deixava Freiburg por motivos financeiros, pois os negócios não estavam prosperando como antes. Mudou-se para Leipzig com a esperança de que nesta cidade os negócios fossem melhores para o comercio têxtil. No ano seguinte não tendo conseguido mudar sua situação econômica resolveu mudar novamente, agora para um bairro judeu Leopaldstrasse em Viena.

Freud em seus estudos secundários foi um aluno muito aplicado, em 1873 começou seus estudos de medicina. Em 1886 depois de noivar vários anos casou-se com Martha Bernays com quem teve cinco filhos. Em 1938 decidiu se mudar de Viena para Londres, onde mais tarde conheceu as pesquisas e pessoas que o ajudaram criar a psicanalise e estudar a Histeria e a Hipnose.

Na psicanalise o foco de atenção é o individuo, e não o comportamento como era a teoria comportamental e nem a percepção como era a de Gestalt.

Freud fez uma descoberta que causou muita polemica na época, ele dizia que na nossa mente não existia só o lado lógico, matemático, racional que vem de estudos científicos já comprovados, e sim existia um lado obscuro desconhecido que ainda não podíamos controlar.

Que a criança não é um adulto em miniatura, sim ela passa por um processo de desenvolvimento, e existe uma fase para cada etapa deste desenvolvimento o que facilitou para a educação na introdução da aprendizagem de cada fase da criança.

Ele dividiu a psique, que é chamada de “alma”, em 3 componentes estruturais que são eles:

Id: é a parte que não tem consciência, ele reserva a energia física e representa a espécie humana é o principio da redução da tensão que é chamado principio do prazer. Os conteúdos do Id são inconscientes.

Ego: é a parte que tem a consciência, representa a realidade e se difere do Id conforme o desenvolvimento, ele garanti a sobrevivência do sujeito. O papel do Ego é o de mediador entre as exigências do organismo e as condições do ambiente. O Ego é importante para ajudar o Id a reduzir a tensão e aumentar o prazer.

Superego: é a terceira parte do psiquismo que Freud dividiu, e é a ultima que se forma e se desenvolve a partir do ego é nosso censor interno. A criança tem em seu interior o amor pelos pais e diante disso segue as normas ditadas por eles. Quando o Superego está formado o controle dos pais é substituído pelo autocontrole.

Freud continuou pesquisando e descobriu uma relação da educação com a sexualidade infantil é 3 a principal fase Oral, Anal e Fálica.

Fase oral que vai de 0 aos 2 anos, é a fase da boca a criança conhece o mundo através da boca, tudo vai primeiro a boca é área do corpo que ela pode controlar.

Fase anal que é a partir dos 2 anos, a atenção da criança fica voltada para a micção e a evacuação, é a fase mais propicia, por exemplo, para se tirar a fralda da criança e ensina-la usar o banheiro, é quando se começa o treino da higiene pessoal, à escola e a família devem trabalhar juntas neste processo. Nesta fase se adquire a ordem e obstinação.

Fase fálica é a partir dos 3 anos, a criança descobre as áreas genitais e as diferenças entre meninos e meninas. É neste processo que surgi o complexo de Édipo.

O complexo de Édipo acontece quando o menino “se apaixona pela mãe” e tenta conquista-la quando é bem sucedido nesta conquista e se julga capaz de conquista outras mulheres no futuro.

Jean Piaget – Criador da teoria da Epistemologia Genética

Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896, em Neutchâtel, Suíça. Seu pai era professor universitário de Leitura medieval, e sua mãe Rebeca Jackson.  Jean com apenas 11 de idade teve seu trabalho publicado, depois foi para Universidade e cursou Biologia e aos 22 anos já  era doutor em Biologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (268.1 Kb)   docx (387.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com