TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho - Sequência Didática

Por:   •  29/9/2019  •  Resenha  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho - Sequência Didática

Conceito de sequência didática: A sequência didática nada mais é que um conjunto de atividades amarrados ao conteúdo, possibilita que conteúdos sejam apresentados e trabalhados de maneira que faça sentido para o aluno, tendo desdobramentos: começo, meio e fim e sendo abordados de maneiras dinâmicas variadas, o que evita a repetição - que cansa e entedia os alunos.

Breve explicação: O conteúdo referente à sequência didática apresentada terá como a base da sequência da atividade a leitura de uma história, a história contada é sobre dois irmãos, Michael e Julie, que adoram brincar no parque próximo à sua casa. Os irmão estão jogando bola, quando um deles chuta com muita força e a bola acaba caindo do outro lado da cerca. Os irmão, então, vão procura-la, quando encontram um passarinho no chão – ele caíra do ninho -, colam-no de volta e continuam procurando a bola, que estava dentro de uma caixa de areia. Na volta para casa, o tempo fecha e começa a chover e Michael tem a ideia de se esconder embaixo da árvore, mas Julie adverte que é perigoso se abrigar embaixo de árvores quando chove; embaixo do banco é mais seguro. A chuva passa, o tempo abre de novo e os irmãos retornam para casa, não sem notar que um arco-íris se formou no céu.

Na unidade usada como modelo, há muitos conteúdos em inglês podem ser trabalhados tendo como pano de fundo a narrativa acima. Vocabulário: football, ball, brother, sister, play, park, tree, grass, flowers, bench, see-saw, slide, swing, bird, nest, sun, rain, rainbow, fence, under, next to, in, on.

EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM: 

  • Ampliar sua capacidade comunicativa
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Elaborar perguntas

  • Interessar-se pela leitura
  • Interagir em situações de comunicação oral
  • Valorizar a leitura
  • Avançar na hipótese de escrita

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

A habilidade que se deseja trabalhar é a introdução e uso de vocabulário. Expressar em inglês vocabulário básico do cotidiano real da criança, desenvolver  por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de imagens, desenhos e outras formas de expressão. Para tanto, serão desenvolvidas atividades na sala de aula e sala de artes.

PÚBLICO ALVO: A sequência didática a seguir foi pensada para trabalhar o ensino de língua inglesa com crianças de cinco e seis anos em uma escola de idiomas.

OBJETO DE CONHECIMENTO:

Vocabulário: football, ball, brother, sister, play, park, tree, grass, flowers, bench, see-saw, slide, swing, bird, nest, sun, rain, rainbow, fence, under, next to, in, on.

 Linguagem oral do cotidiano (Rotina Diária)

 Uso espontâneo de Comandos simples

MATERIAIS UTILIZADOS:

Flashcards, Cartolina, Giz de Cera, Lápis de Cor e Lego.

O uso de imagens, músicas, vídeos, brincadeiras, bem como as atividades manuais são primordiais para, de maneira lúdica e espontânea, efetivar o ensino dos conteúdos. No caso das crianças pequenas, o vocabulário e as expressões curtas e simples são o foco do ensino de língua inglesa.

ORIENTAÇÃO: A história será contada pela professora com todos os alunos sentados em círculo no chão e flashcards e prompts são utilizados para ilustrar o que é contado. Após a história e nas aulas seguintes a professor conduz o que podemos chamar de checagem do vocabulário e para isso o uso de jogos variados é muito útil, porque as crianças aprendem brincando, literalmente. Outras atividades como desenhos, e projetos com Lego serão estratégias de apoio que permitirão que o vocabulário novo seja trabalhado e utilizado durante toda a unidade. Tais atividades têm sempre os alunos como idealizadores e protagonistas, sendo a professora quem orienta, propõe questões a serem discutidas e solucionas – pelos alunos.

AULA 1:

Organização da turma: Dispor os alunos sentados em círculo no chão.

Introdução: A aula será dedicada à uma contação de história (utilizando flashcards para ilustrar o que é contado) tendo uma ambientação e disposição dos alunos que favoreçam à uma participação e contribuição dos alunos.

Desenvolvimento: Após a contação da história a professora utilizará o recurso de flashcards e prompts para revisar o vocabulário novo e também para retomar vocabulário antigos da mesma família de palavras como:  football, ball, brother, sister, play, park, tree, grass, flowers, bench, see-saw, slide, swing, bird, nest, sun, rain, rainbow, fence, under, next to, in, on.

Conclusão: Usar essa atividade como meio de sondagem, auxiliando a produção das próximas aulas, verificando quais termos precisam de mais atenção.

AULA 2: 

Organização da turma: A aula será feita a sala de artes, os alunos serão organizados para a realização de uma atividade em grupo. 

Introdução:  A preparação dos materiais necessários para a produção de um poster sobre a história dada na aula anterior será preparada com antecedência sendo eles: Cartolina, imagens impressas, cola e tesoura sem ponta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com