TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Sensação e Percepção

Por:   •  4/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  8.311 Palavras (34 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

BIANCA MACEDO (RA: D3145B0) TURMA: PS1A13 HELENA BUNDZUS SEDLACEK (RA: N2082C-5) TURMA: PS1A13

KATLIN MACENO CARDOSO (RA: D447JF6) TURMA: PS1A13 MARIANA CRISTIANA DOS SANTOS (RA: D5003A6) TURMA: PS1A13 ROSIMEIRE RODRIGUES DE SALES (RA: N1979h5) TURMA: PS2A13 SARAH DO NASCIMENTO (RA: D5102E7) TURMA: PS1A13 STEFANIE SAFRA REIS (RA: D512072) TURMA: PS1A13

VANUSA SANTOS LUXEMBURGO (RA: D50IEF2) TURMA: PS1A13

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

Psicologia – Turno da manhã Unidade Marquês – São Paulo (SP) 2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        1
  1. Levantamento Bibliográfico.        1
  1. Sensação        1
  1. Limiares Absolutos.        1
  2. Adaptação Sensorial.        2
  3. Estimulação Subliminar.        2
  4. Visão        2
  5. Audição        3
  6. Tato        4
  7. Paladar.        4
  8. Olfato        5
  1. Percepção        5
  1. Princípios da Gestalt.        5
  2. Memória        7
  1. Problema        15
  2. Objetivos.        15
  3. Hipóteses        15
  4. Justificativa        15
  1. MÉTODO.        16
  2. RESULTADOS        22
  3. DISCUSSÃO        26
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        28
  5. ANEXOS        29

  1. INTRODUÇÃO

  1. Levantamento Bibliográfico

Utilizando-se do material didático apresentado na bibliografia do curso, aprendemos o significado de sensação e percepção, como tais fenômenos ocorrem e quais possíveis falhas podemos vir a ter durante cada respectivo processo. Tendo o livro Psicologia (David G., 2012) como principal base, será apresentado a definição de todos os conceitos que envolvem o processo de sentir e de traduzir o significado da sensação em nosso cérebro e de como a sensação e a percepção fundem-se em um processo contínuo.

  1. Sensação

Segundo Myers (2012), para representar o mundo em nossas cabeças, devemos detectar a energia física do ambiente e codificá-la como sinais neurais, um processo denominado tradicionalmente sensação.

A sensação é definida como um processo de captação de estímulos do ambiente vindos dos sentidos (visão, tato, olfato, paladar e audição), através dos órgãos sensoriais em nosso corpo responsáveis por cada um deles, e de envio dessas informações para o nosso cérebro. Os psicólogos definem tal análise sensorial que começa em seu ponto de entrada como processamento bottom-up, que ocorre de baixo (dos órgãos sensoriais) para cima (o cérebro)

Tal processo é essencial para a sobrevivência de diversas espécies, que necessitam de, por exemplo, visão, audição ou olfato aguçados para realizarem a caça por comida. Na natureza, falhas nesse processo de sensação de baixo para cima podem acarretar situações de risco.

  1. Limiares Absolutos

Cada animal (incluindo os seres humanos) tem seus limiares absolutos, que são definidos como estimulações mínimas para se detectar um estímulo específico em 50% das vezes. Podemos ver as diferenças entre os limiares absolutos de cada espécie quando comparamos o ser humano com outros animais. O homem possui cerca de 5 milhões de células olfativas, enquanto o cachorro

possui 300 milhões e o urso possui 4 bilhões, apresentando uma grande diferença no limiar absoluto do olfato.

Também é possível observar diferenças entre limiares absolutos de dois seres da mesma espécie, quando observamos seres humanos que tem sentidos mais aguçados em relação a outros. Por exemplo, enquanto um indivíduo pode ser capaz de ouvir bem uma música em um volume muito baixo, outro indivíduo poderia precisar de um volume muito maior para conseguir escutar a música da mesma forma.

  1. Adaptação Sensorial

Porém, a detecção de sinais não se dá somente pelos limiares absolutos e pela intensidade deles, mas também por fatores como treinamento dos sentidos (por exemplo, jogar videogames de ação por muito tempo elevam a capacidade de detecção de jogadores novatos) e nosso estado psicológico – nossa experiência, expectativas, motivação e vigilância. Em uma situação de perigo onde estamos em estado de alerta, nosso corpo torna nossos sentidos mais aguçados para evitar a morte. Dessa forma é possível observar como a detecção de sinais é vital para o ser, já que um descuido sequer em tais situações pode acarretar a morte rapidamente.

Tendo em vista tais métodos nos quais o corpo se utiliza para evitar perigos, pode-se observar também que pessoas que acabam perdendo um dos sentidos (como o da visão, na cegueira) muitas vezes acabam tendo outro sentido mais aguçado, como forma do corpo de compensar a falta do outro sentido em falha. Tal processo é chamado de adaptação sensorial, uma outra estratégia de sobrevivência do corpo.

  1. Estimulação Subliminar

Muitos empresários, para vender seus produtos, utilizam-se da técnica de estimulação subliminar para vender seus produtos. Tal técnica visa estimular os sentidos humanos de forma inconsciente para os seres a serem estimulados, influenciando seu comportamento. De acordo com eles, isso é possível através das mensagens subliminares (que significa literalmente “abaixo do limiar”), o que é cientificamente possível até certo ponto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53 Kb)   pdf (324.7 Kb)   docx (88.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com