TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão

Por:   •  31/5/2021  •  Artigo  •  4.619 Palavras (19 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 19

IPEMIG/FACULDADE BATISTA

JAQUELINE NONATA RODRIGUES

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BELO HORIZONTE – MG

2020

IPEMIG/FACULDADE BATISTA

JAQUELINE NONATA RODRIGUES

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade Nova Ateneu/ IPEMIG como pré-requisito para obtenção do título de especialista em Educação Infantil, Ensino de Artes e Musicalização.

BELO HORIZONTE – MG

2020

RODRIGUES, Jaqueline Nonata. Musicalização na Educação Infantil. Faculdade Nova Ateneu/IPEMIG, 2020. Especialização Ensino Infantil, ensino de Artes e musicalização.

RESUMO

As crianças convivem com a música desde cedo. Quando são inseridas na escola, elas já chegam com algumas experiências musicais. Sem um trabalho pedagógico que valorize esses conhecimentos, não haveria contribuição para o desenvolvimento integral dessas crianças.

Surge então, a necessidade das instituições de Educação Infantil entenderem e valorizarem os conhecimentos prévios dessas crianças e proporem atividades que visam ampliar a aprendizagem musical. É nessa perspectiva que a música foi abordada nesse trabalho.

Palavras-chave: Musicalização - Educação Infantil - Aprendizagem

ABSTRACT

Children live with music from an early age. When they are inserted in the school, they already arrive with some musical experiences. Without pedagogical work that values ​​this knowledge, there is no contribution to the integral development of these children.

There arises, then, the need for Early Childhood Education institutions to understand and value the previous knowledge of these children and propose activities aimed at expanding musical learning. It is in this perspective that music was approached in this work.

Keyword: Musicalization - Early Childhood Education - Learning

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL        5

2.1 No Desenvolvimento Infantil        8

2.2 Na Aprendizagem        10

3.        CONCLUSÃO        13

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

  1. INTRODUÇÃO

Entende-se que a música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras com capacidade de expressar, comunicar sensações, sentimentos e pensamentos por meio da organização e do relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Os gestos e os movimentos corporais estão intimamente ligados ao trabalho com a música. A música deve ser considerada uma linguagem de expressão pois, faz parte da formação integral da criança. Colabora no desenvolvimento dos processos de aquisição do conhecimento, da sensibilidade, da criatividade, da sociabilidade e do fazer artístico. A educação infantil tem por finalidade contribuir para desenvolvimento integral das crianças. Portanto, faz-se necessária uma prática pedagógica que propicie o desenvolvimento de cada especificidade: física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social, devendo considerar as habilidades, dificuldades, interesses e diferentes ritmos de aprendizagens. Entre as inúmeras manifestações artísticas, a música deve estar presente nas mais diversas situações do dia a dia nas instituições de Educação Infantil, o que leva as crianças a entrarem em contato com ela já nos seus primeiros anos da sua vida escolar. Assim, um processo de musicalização se desenvolve nas crianças tanto de maneira espontânea e intuitiva, quanto é possível encontrar um saber artístico já repleto de concepções e ideias que revelam valores, emoções, sentimentos e significações sobre si e sobre o mundo que as rodeia. Teve-se como objetivos compreender as contribuições que o ensino da música pode proporcionar para ampliar o desenvolvimento integral das crianças; analisar como a música deve ser usada pelos educadores que atuam na Educação Infantil, desde a inserção da criança na instituição e perceber as formas de interação da música com as demais linguagens de trabalho nessa fase de escolarização. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica com uso de livros de alguns autores que tratam do tema, onde as informações encontradas auxiliaram muito, no sentido de se orientar o trabalho que foi desenvolvido. O Referencial Curricular Para A Educação Infantil –Volume 3 (1998, p.48) ressalta que:

“Pesquisadores e estudiosos vêm traçando paralelos entre o desenvolvimento infantil e o exercício da expressão musical, resultando em propostas que respeitam o modo de perceber, sentir e pensar, em cada fase, e contribuindo para que a construção do conhecimento dessa linguagem ocorra de modo significativo...”

 

Propiciar um contexto escolar prazeroso, criativo e de aprendizagem interessante, tendo a musicalização como aliada dos professores para a descoberta e a construção de novos saberes educacionais, deve ser um dos objetivos do ensino da música na instituição de Educação Infantil.

  1. MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Mesmo antes de chegar à escola e antes mesmo de começar a falar, a criança já é capaz de manifestar diferentes expressões artísticas que incluem cantarolar e até entoar melodias simples. De acordo com SOUZA (2008, p.45):

“ Desde o ventre materno, a criança se relaciona com o som. Primeiro com os sons do corpo, depois com os sons externos. Inicialmente, ela reage dando apenas respostas sensoriais aos sons, passando, a seguir, a imitá-los, para representar ou ilustrar o entorno. Por fim, ela passa a expressar seu próprio pensamento por meio dos sons, criando suas ideias musicais, podendo avaliar as experiências musicais e fazer abstrações sobre elas. Esse desenvolvimento musical, embora responda ao potencial que cada pessoa traz consigo, está relacionado, mais diretamente, com as mudanças provocadas pela aprendizagem da própria cultura e com o treinamento recebido por cada um”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com