TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Gestão e Planejamento Educacional

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

NOME DO TEXTO: Gestão Democrática da Educação para uma Formação Humana: conceitos e possibilidades.

AUTOR: Naura Syria Carapeto Ferreira.

IDEIA CENTRAL  DO TEXTO:

 Para todos o direito da igualdade, do conhecimento e da educação.

 

IGUALDADE DE OPORTUNIDADES NA VISÃO DO NEOLIBERALISMO:

Defende a liberdade da iniciativa econômica e a economia de mercado. 

IGUALDADE DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO: 

 Artigo 3º - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: 
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; 

IGUALDADE DE OPORTUNIDADES PARA DEMOCRACIA:

 Significa igualdade de possibilidades reais para todos que são desiguais, que possuem a necessidade de todas as possibilidades diferenciadas para se desenvolverem. Compreender o respeito de que todos os seres humanos devem merecer por parte do poder público, das instituições e de todos.

QUANDO PODEMOS DIZER QUE OCORRE DESENVOLVIMENTO HUMANO:

 Se dá através de atos inovadores, formas sociais que despertam novas necessidades e abrem possibilidades de ação. A viabilidade de tal compreensão só é possível mediante a gestão democrática da educação, no seu amplo sentido e abrangência, pois só ela permite o construto da participação coletiva por meio da criação e/ou aperfeiçoamento de instrumentos.

PARTICIPAÇÃO NA VISÃO DE BOBBIO:

Considera haver três formas ou níveis de participação política que merecem ser esclarecidos.

A primeira forma, ele chama como o termo presença, forma menos intensa e mais marginal de participação, pois se trata de comportamentos essencialmente receptivos ou passivos, como a presença em reuniões, a exposição voluntária a mensagens políticas, situações em que o indivíduo não põe qualquer contribuição pessoal. A segunda forma é designada com o termo ativação, onde o sujeito desenvolve, dentro ou fora de uma organização, uma série de atividades que lhe foram confiadas por delegação permanente, de que é incumbido de vez em quando, ou que ele mesmo pode promover. A terceira forma utiliza o termo participação, tomado em sentido estrito, é definido para situações em que o indivíduo contribui direta ou indiretamente para uma decisão política.

IDEAL DEMOCRÁTICO:

 Supõe cidadãos atentos à evolução pública, informados de acontecimentos políticos, de principais problemas. Capazes de escolher entre as diversas alternativas apresentadas pelas forças políticas e fortemente interessadas em formas diretas ou indiretas de participação.

CAPITANEAR:

 Decidir pelas outras pessoas.

STRICTO SENSO:

 Motivador insinuante.

 

DESAFIO MAIS IMPORTANTE DA EDUCAÇÃO:

 Preservar e cultivar a emancipação contra os riscos de manipulação.

ESCOLAS DEMOCRÁTICAS NA VISÃO DE APPLE E BEANE:

 Um movimento em construção que resulta tentativas explícitas de educadores para colocar em prática acordos e oportunidades que darão vida à democracia. Isso, envolve duas linhas de trabalho, uma é criar estruturas e processos democráticos, por meio dos quais a vida escolar se realize e a outra é criar um currículo que ofereça experiências democráticas aos jovens.

 

EMANCIPAÇÃO NA VISÃO DE SANTOS:

 A revalorização da solidariedade como forma de saber. O conhecimento-emancipação assenta-se na solidariedade concebida como criação incessante de subjetividade e de intersubjetividade.

CONTEÚDO DA NOVA ÉTICA:

Pressupõe uma responsabilidade coletiva em nos tornar coletivamente responsáveis por algo que não podemos prever. Possui a idéia de que só é possível conceder direitos a quem tem deveres.

GESTÃO DEMOCRÁTICA DO MUNDO ATUAL:

  Colocar a educação a serviço de novas finalidades, na tentativa de superar tudo o que tem destruído a humanidade neste quadro de caos em que vivemos, construir um futuro mais compromissado com toda a humanidade. 

SUAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS TEMAS APRESENTADOS:

O texto diz sobre a necessidade de humanizar a formação e as condições dos profissionais da educação e da gestão da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (173.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com