TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de PPAP

Por:   •  2/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  1.281 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7] [pic 8]


Para que eles sejam manuseados após a roda de leitura e música. Ao fim de um período devem saber cantar as músicas aprendidas e podem cantar com a gravação. Criar um ambiente aconchegante (roda de música), na própria sala de aula, e realize esse encontro, duas ou três vezes por semana. Depois de conhecidas, as músicas passarão a fazer parte do repertório das crianças, e poderão ser tocadas e ouvidas em outros momentos do dia.

                       7- Percurso Metodológico:

As crianças exploram, sentem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências. A partir daí constroem significações sobre como se faz, o que é, para que serve sobre os outros conhecimentos a respeito da linguagem musical. O trabalho com a música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças inclusive aquelas que apresentam necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão do equilíbrio, da autoestima, e autoconhecimento, atenção, o raciocínio, a sensibilidade, a concentração, a coordenação, além de poderoso meio de integração social.

                       8- Recursos:

Vai precisar de alguns livros e de um aparelho de som.

Para a realização desta sequência, vai precisar também de algumas obras musicais.

Exemplos: CDS A Arca de Noé, volumes 1 e 2 (poemas de Vinícius de Moraes), Universal; De Pães e Filhos, de Paulo Bi (poemas de José Paulo Paes), MCD Records; Quero Passear, do Grupo Rumo, Palavra Cantada; Canções dos Direitos das Crianças, diversos artistas, Movieplay.

                        9- Cronograma de Atividades:

Tempo estimado: Um Semestre

                       10- Avaliação:

Quando a atividade envolve música, é importante que o professor não as compare as aprendizagens, mas que consiga observar as características de cada um dentro do grupo. Com isso em mente, podem ser bons críticos de observação:

-As crianças incorporam canções apresentadas na roda de música ao seu repertório;

-Cantam-nas espontaneamente;

-As crianças se interessam em procurar e localizar os poemas/letras de canções nos livros;

-As crianças pedem, em outros momentos do dia, para que o professor toque as canções que escutaram na roda de música.

É importante que o professor reconheça as manifestações de prazer e desprazer de seus alunos. Ele pode organizar rodas de apreciação musical, em que todos conversarão sobre as músicas preferidas, sobre porque gostam ou não de determinada obra.

                       11- Quadro de Rotina:

Os períodos reservados para as atividades se somados, não perfazem quatro horas.

A intenção é contar com um período de folga para o caso de haver necessidade de alguma atividade extra ou que mande mais tempo de acompanhamento.

                       1-Chegada/Acolhimento:

Momento importante, pois é quando o aluno é recepcionado pelo profissional da escola, professor ou outro, que deverá ser capaz de acolhê-lo e mostrar-lhe que está em segurança.

Sempre há o aluno que atrasa, eventualmente chora e precisa ser confortado.

O aluno poderá ser recepcionado também no pátio.

                       2-Guardar a mochila e entregar a agenda:

Em sala de aula, este é o momento em que o aluno aprende a organizar seus pertences.

Por meio da leitura da agenda, o aluno tem oportunidade de entender o uso e a finalidade da escola: registro e comunicação.

                        3- Momento Brinquedo:

Os alunos deverão ser convidados a agrupar-se para brincar com jogos e brinquedos desafiadores, em espaços da sala de aula organizados e pensados para isso.

                        4-Roda de Conversa:

As conversas informais são comuns na roda de conversa e contribuem para estabelecer afetividade entre os alunos, oferecendo importantes informações para que o professor possa conhecê-los melhor e planejar novas situações com base nas necessidades e nos interesses deles.

A roda de conversa favorece a livre expressão sem o compromisso sistemático de avançar, esmiuçar e chegar ao conhecimento mais elaborado.

A participação das crianças por meio da fala, nessa situação é maior, e o professor tem importante papel de ouvinte atento e de mediador de modo que todas possam ser ouvidas.

A roda de conversa é um excelente momento para o trabalho com a oralidade e prolação. É este o momento de o aluno se expressar livremente com a sua mediação.

É importante as crianças possam compartilhar experiências relevantes, sonhos, conquistas.

Ao desenvolver a oralidade os alunos aprendem a falar e a escutar, que têm funções sociais.

                        5-Calendário e Chamada:

Segundo Piaget(1978), “O conhecimento lógico matemático é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos.”

A organização espaço-temporal na Educação Infantil é trabalhada por meio do calendário. Os alunos deverão ser estimulados a fazer perguntas e a dar respostas que distingam o dia e a noite; o passado, o presente e o futuro: Os dias da semana, os meses do ano etc. Ao apresentar esse recurso aos alunos o professor deve possibilitar a aquisição de saberes que ultrapassem o óbvio, desafiando-os a descobrir conhecimentos relativos à organização espaço-temporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (650.5 Kb)   docx (833.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com