TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Pedagogia

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distancia

Cassia Aparecida Villela pereira                RA EAD 2854181784

Elienai Vieira Rezende RA EAD 2808890983

Fabiana Aparecida Alves de França          RA EAD 1709136866

Lucineide Artur Dionizio Silva                    RA EAD 1709125214

Marcela Calegari da Costa                          RA EAD 2857159832

Marilene Vieira da Silva                             RA EAD 2808818927

Nayara Thais da Silva   RA EAD 2807892061

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Glória de Dourados – MS

2015

Introdução

Este trabalho tem a intenção de refletir sobre a problemática da diversidade cultural nas escolas, as conseqüências dessa interação de culturas nas escolas bem como os desafios que se colocam as professores e quais as estratégias que estes podem ou estão a utilizar em relação as suas praticas educativas. O multiculturalismo é um tema atual e pertinente, tanto na sociedade, bem como no contexto escolar.

A escola tem como fundamental, que o aluno seja capaz de conceber e programar projetos e atividades, onde o objetivo seja igualdade de oportunidades para todos, promovendo e valorizando suas identidades.

Desenvolvimento

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96). Desde a educação infantil até o ensino superior todos têm direito a aprendizagem e qualificação para o mercado de trabalho, igualdade e condições de acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, saber, pensar e divulgar cultura, respeito à liberdade, consideração com a diversidade étnica racial e em toda área do currículo escolar, o conteúdo referente à cultura afro-brasileira e dos povos indígena brasileiro deve ser ministrado através das aulas de educação artística, literatura e história do Brasil. Toda escola, sejam publicas ou privadas, tem por objetivo geral, oferecer condições e gerar um contexto favorável ao pleno trabalho, pautando em uma educação inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Conhecer características do Brasil nas extensões sociais e materiais e culturais. Valorizar o patrimônio sociocultural brasileiro como também de outros povos e nações, posicionando contra qualquer tipo de descriminação, seja ela cultural, social, crença, sexual ou étnica.

No entanto cabe a PCN nortearem os educadores em sua tarefa educativa para formação de cidadãos consciente de seu papel na sociedade. Por meio dos PCN, os professores podem rever objetivos, conteúdos, forma de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar.

Da mesma forma, os parâmetros podem auxiliar o educador, ajudando-o a refletir sobre a pratica pedagógica, de forma coerente com os objetivos propostos. Por terem uma estrutura flexível, os PCN poderão possibilitar uma proposta pedagógica, voltada as decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e professores, com o objetivo de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas religiosas e políticas, a educação possa participar do processo de construção da cidadania, com base na igualdade de direitos entre os cidadãos.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Essa resolução se estabelece de orientações, princípios e fundamentos para planejar a avaliação da Educação, e tem por objetivo, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes da sociedade multicultural e das diversas etnias do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas rumo à construção de nação democrática.O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem como alvo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, para garantia da valorização e igualdade das raízes africanas na nação brasileira, como também dos indígenas, europeus e asiáticos.

A Lei 10.639, posteriormente, a Lei 11.645, que da a mesma orientação para o combate a discriminação. São também Leis afirmativas, no sentido de que reconhecem a escola como lugar da formação de cidadãos e afirmam a relevância de a escola promover a necessária valorização das matrizes culturais.

O Brasil conta com mais de 53 milhões de estudantes em seus diversos sistemas, níveis e modalidades de ensino, os desafios da qualidade e da equidade na educação só serão superados se a escola for um ambiente acolhedor, que reconheça e valorize as diferenças e não as transforme em fatores de desigualdade. Garantir o direito de aprender implica em fazer da escola em que todos e todas se sintam valorizados e reconhecidos como sujeitos de direitos em sua singularidade e identidade.

 Lei 10.639, o parecer do Cne 03/2004 e a resolução 01/2004 são instrumentos legais que orientam ampla e claramente as instituições educacionais quanto as suas atribuições.

No entanto, considerando que sua adoção ainda não se universalizou nos sistemas de ensino, há o entendimento de que é necessário fortalecer e institucionalizar essas orientações.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 01. Atendendo as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) que estabelece, pela primeira vez na historia de nosso país, que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, nosso objetivo, com este material, é auxiliá-lo na realização de seu trabalho educativo diário junto às crianças pequenas.

Considerando a fase transitória pela qual passam creches e pré-escolas na busca por uma ação integrada que incorpore as atividades educativas os cuidados essenciais das crianças e suas brincadeiras, o Referencial pretende apontar metas de qualidade que contribuem para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos.

Visa também, contribuir para que possa realizar nas instituições o objetivo socializador dessa etapa educacional, em ambientes que propiciem o acesso e a ampliação, pelas crianças, dos conhecimentos da realidade social e cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com