TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de organização

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 10

                                        [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA







ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL 





Componentes: - Andrea Ortelhado RA: 440609

                       - Leide Nara Ferreira Mendonça RA: 443454

Tutor: Patrícia Ocáriz

Tutor a Distância: Maria Clotilde



        


Bela Vista - MS
Março - 2015

SUMÁRIO

Organização da Educação Brasileira..............................................................03

Ensino Fundamental de nove anos.................................................................05

As organizações auxiliares da escola.............................................................07

Mapa Conceitual............................................................................................10

Bibliografia.....................................................................................................11

Organização da Educação Brasileira

A escola é a instituição social que torna possível o acesso ao saber sistematizado. Atualmente, a legislação educacional no país tem grande importância para a compreensão da sua função, não devendo padronizar e nem limitar, mas, sim, apresentar orientações de como trabalhar respeitando a realidade em que a escola está inserida, mas sempre em consonância com a lei maior: a Constituição Federal Brasileira. A escola constitui-se um sistema de ensino, portanto, sujeita a um conjunto de leis que orientam o seu trabalho nas dimensões: administrativa, pedagógica e jurídica.

A qualidade do ambiente escolar como um todo determina o sucesso do processo pedagógico, portanto precisamos conhecer este ambiente que faz parte de contexto maior, denominado “Sistema de Ensino”.

Deverá o professor resgatar a sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimento e tecnologia em relação ao processo de ensino-aprendizagem. Na medida em que o professor abre mão disso, ele está deixando seu trabalho perder valor, nos níveis salariais e no prestígio social da profissão. Pelo avanço da tecnologia, a própria estrutura escolar de produzir o ensino-aprendizagem poderá se tornar ultrapassada, por limitar possibilidades e alternativas de aprendizagem mais produtivas e interessantes. Cabe a essa proposta também permitir ao professor superar a atual condição de repassador de conhecimento para a condição de agente de educação, que significa ser alguém que faça história em relação à educação.

A escola faz parte de um sistema de ensino. Um sistema, conforme Lalande (1999) é um conjunto de elementos materiais (ou não) que dependem uns dos outros de maneira a formar um todo organizado, em busca de determinado objetivo. A escola é um sistema aberto constituído de elementos não materiais (objetivos, normas e conteúdo), entidades mantenedoras e administração. Seu objetivo é proporcionar educação formal, como um processo de caráter intencional e sistemático em busca do desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social, moral do indivíduo, ou seja, preparar para a vida.

A educação brasileira possui apenas dois níveis de ensino: a educação básica e a educação superior. No primeiro caso, esta é formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Segundo a LDB nº 9.394/96 a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, é de responsabilidade dos municípios. Pode também ser oferecida pela iniciativa privada, mas sob a supervisão do sistema municipal de ensino. O Ensino Fundamental, que passou a ter nove anos, pode ser oferecido tanto pelos estados como pelos municípios, dependendo de acordos estabelecidos entre os dois. Trata-se de uma forma de colaboração na oferta desta modalidade de ensino, que leva em conta o número de estudantes a serem atendidos e o volume de recursos disponíveis. Não é possível sobrecarregar um único sistema de ensino. Não devemos esquecer que a rede particular também oferece o Ensino Fundamental em suas escolas.

Por fim o Ensino Médio é prioritariamente de responsabilidade dos Estados. Ressaltam-se mais uma vez que as escolas particulares também podem oferecê-lo. Como etapa final da Educação Básica, o Ensino médio propõe um currículo baseado no domínio de competências básicas. Essas competências, conforme propõe os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) do Ensino Médio, orientam que o jovem, antes de obter acúmulo de informações, mais do que dominar apenas conteúdos, aprenda a se relacionar com o conhecimento de forma ativa, construtiva e criadora. Para isso, o currículo do Ensino Médio ancora-se nos seguintes princípios pedagógicos: identidade, diversidade e autonomia, interdisciplinaridade e contextualização.

 

ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante o domínio pleno da leitura, da escrita e do cálculo matemático, investindo maciçamente na qualidade do educando, promovendo o desenvolvimento das capacidades e habilidades para “aprender a aprender”, no mundo complexo da informação e das comunicações, na promoção dos valores democráticos, dos direitos humanos e da convivência social.

O domínio da língua pátria deve ater-se principalmente na leitura que contemple a linguagem verbal e escrita como meio de expressão e comunicação de idéias, interpretação e inserção em toda e quaisquer produções culturais como a música, a dança, os contos, as artes em geral; compreender a instabilidade intelectual, emocional e de conhecimento do educando colocando o olhar no passado, presente e futuro, caminhando ao seu lado, sem tirar-lhe a individualidade, liberdade e autonomia, fazendo-o, sobretudo compreender e praticar os valores morais e éticos para uma sociedade mais digna e justa, eliminando assim, as desigualdades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (290.7 Kb)   docx (116.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com