TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de pedagogia

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

PEDAGOGIA

KATIUSCIA MARTINS DE FARIA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Título: Desenvolvimento da Educação  

[pic 3]

2015

KATIUSCIA MARTINS DE FARIA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Título: Desenvolvimento da Educação

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia da Educação; Educação, Sociedade e Práxis Educativa; Políticas Públicas na Educação Básica; Teorias e Práticas do Currículo; Prática Pedagógica Interdisciplinar: escola e sociedade; Seminário Interdisciplinar II

Profs. Regina Celia Adamuz; Wilson Sanches; Lucy Mara Conceição; Mari Clair Moro Nascimento; Luciane Bianchini; Fabiane Thais Muzardo

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................        4

2 DESENVOLVIMENTO .........................................................................................5-6

3 CONCLUSÃO........................................................................................................7

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................8

2015

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será destacado a importância e métodos de ensino e claro a forma de ensino utilizada por profissionais da área, mostrando as formas de monitoramento de ensino e o sistema de avaliação da rede escolar.

Com base nos dados fornecidos por meio de entrevista com uma profissional da área de educação, veremos qual o ponto de vista da mesma diante de uma avaliação, entender a importância de uma qualidade do ensino oferecido aos alunos.

DESENVOLVIMENTO

Dentro da entrevista realizada com a Educadora de apenas 29 anos, formada em Pedagogia, com formação complementar (especialização/área) com a Pós em gestão e organização da escola, trabalhando na area educacional em alguns campos como: Educação infantil: 3 anos; Fundamental:  4 meses Como concursada na área de Londrina, Realizei 3 anos de Projeto em Educação FundamentalTempo de atuação no ensino: Educação infantil: 3 anos; Fundamental:  4 meses Como concursada na área de Londrina, Realizei 3 anos de Projeto em Educação Fundamental, tendo a jornada de trabalho de 7 horas, e seu nível de atuação é educação infantil, ensino fundamental:  anos iniciais do 1º ao

5º e anos finais do 6º ao 9º e ensino médio), obtive as seguintes respostas do questionário.

O que é ensinar?

É a transmissão de uma série de conhecimentos, de várias técnicas para ajudar o aluno nas   várias habilidades na leitura, na escrita e na interpretação, baseando-se em métodos, conduzidos através de inúmeras instituições de ensino e com o embasamento através de matérias apropriados.

Como você ensina?

Partindo do que os alunos conhecem ou já ouviram falar sobre o assunto. Após o levantamento de hipóteses sobre o que conhecem apresentamos o conteúdo.

O que é aprender?

Entender algo antes desconhecido.

O que é avaliar?

Processo no qual o professor percebe a nota o quanto os alunos assimilaram o conteúdo e se seu método de ensino foi valido ou não.

Para que você avalia?

Para verificar se os processos foram satisfatórios e compreendidos.

Como você avalia seus alunos?

Em processo continuo.

Você atribui feedback aos seus alunos? De que forma?

Sim, após questionamentos e respostas mesmos que erradas, ou avaliações, damos uma devolutiva, para que o aluno compreenda e perceba onde errou, ou qual outras formas de compreender o conteúdo.

Acredito que a professora entrevistada tem como objetivo utilizar todos os métodos que conhecemos nesse semestre, tais como os pensamentos de Jean Piaget que se trata do desenvolvimento moral do ser humano no qual ele pensava que educar é também cuidar, assim a educação deverá levar o aluno a compreender que, mais do que dominar, contudo, deverá aprender a se relacionar com o conhecimento de forma ativa, construtiva e criadora.

Contudo, todo desenvolvimento implica em mudança na forma com que conhecemos o mundo com isso o processo a construção de ideias de toda criança e trabalhado através da escola, pois a mesma é o início do descobrimento da criança ao mundo e da construção de sua identidade, suas ideias. É importante ressaltar que o ensino só terá bons resultados quando os educadores pensarem que o Brasil depende do futuro dessas crianças e que é através da educação oferecida hoje por educadores de boa qualidade, para conseguirmos os resultados esperados será essencial incentivar os alunos a praticarem a leitura diariamente, mostrando-lhes o prazer em obter conhecimento, fazendo os mesmos interagirem com os demais colegas para o compartilhamento da leitura em sala de aula, além das avaliações regulares para verificar a aprendizagem do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com