TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de reposicao

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade para alunos faltantes nos dois períodos

Disciplina: Gestão, Planejamento e Organização Curricular do Ensino

Professor: Valdinei José Arboleya

Leitura e resumo (de uma lauda) dos seguintes artigos científicos:

  1. Coordenador Pedagógico: Limites e desafios no contexto escolar, de Carlos Roberto Basso, Elis Regina Frozza, Loreci Lemes Rodrigues Andrade, Miriam Soethe, Rubiani Teresinha Disarz, Sandra Tressi Sangaletti e João Carlos da Silva; ]

  1. Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica: uma relação complexa, de Andrey Felipe Cé Soares.

Resumo do texto Coordenador Pedagógico: Limites e desafios no contexto Escolar

O presente artigo foi escrito por seis alunos do curso de Pedagogia da UNIOESTE-Campus Santa Helena, e tem por objetivo principal, destacar algumas funções dos coordenadores pedagógicos através de estudos de textos e alguns teóricos.

A Gestão Democrática  em um desafio nos dias atuais pois a educação vem se construindo de forma fragmentada e isolada repassando essa visão também aos gestores escolares. O que se propõe no artigo analisado através dos autores Bussmann  (1995), Veiga (1995), Pimenta (1997) e Ferreira (2002) e que no Projeto construído pela escola como norteador das atividades seja colocado como meta a busca constate pela Gestão democrática e educação continuada dos profissionais para acabar com o ensino e trabalho fragmentado, o uso do autoritarismo em cargos de maiores destaques e colocar o trabalho como coletivo/equipe e uma rotina de trabalho propicio a  troca de experiências e ajudas.

O trabalho do Coordenador Pedagógico envolve muitos olhares e funções nos interiores da escola, como por exemplo o trabalho e acompanhamento a alunos indisciplinados, atendimentos e relação da família na escola e a participação de ambos na gestão democrática, acompanhar e desenvolver atividades para os diferentes grupos nas escolas tratando a diversidade, entender e buscar soluções para as dificuldades de aprendizagens vivenciadas pelos alunos da instituição, colocar em pratica a educação proposta pelo Projeto Político Pedagógico da instituição.

Após leitura e analise dos textos pelos alunos, os mesmos decidiram aplicar um questionário com as coordenadoras e professores de uma escola denominada Tancredo Neves, sobre a função do coordenador e o resultado obtido foi de forma geral que a função do coordenador está ligada ao desenvolver de projetos educacionais, oferecer recursos materiais e acompanhamento de professores, auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizagens, garantir um ensino de qualidade a partir de uma visão crítica  do mundo e desenvolvimento integral do aluno. Por fim os alunos destacaram como positivo o desenvolvimento do trabalho e pesquisa.            

Resumo Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica: uma relação complexa, de Andrey Felipe Cé Soares.

O artigo aqui analisado e recorte de uma dissertação de mestrado que visa caracterizar as ações do coordenador pedagógico da rede municipal de ensino de Itajai e sua relação com a gestão democrática., convidando dez coordenadores pedagógicos pra responderem questionários e participar de dinâmicas de grupos para manifestação de ideiais.

        Para problematizar a dissertação de Mestrado ressalta que - Como coordenador pedagógico e mesmo que em muitas das vezes com um trabalho traçado e claramente delimitado, nos deparamos com uma situação de não aceitação por parte dos diretores e demais cargos de destaques no ensino- porem quando pensada em uma gestão democrática visa-se que o coordenador pedagógico tem autonomia no desempenho de suas funções e quando essa proposta traduz-se para a pratica e os trabalhos tornam-se de parceria entre diretores e coordenadores a gestão democrática acaba por trazer resultados positivos. Destacamos que o coordenador tem como papel ainda ser um norteador nos conflitos pedagógicos, buscando soluções. A gestão escolar pode ser compreendida também como uma administração educacional que tem como finalidade propor um novo paradigma com novas concepções para a educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com