TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de word

Por:   •  16/3/2016  •  Resenha  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 6

 

[pic 1] 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

 

 

 

 

 

 

 

 

ALUNO: Maria do Desterro Soares da silva

Curso: Pedagogia

Matrícula: 5606155835

 

 

São Bernardo do Campo

 2015

                                                            Maria do Desterro Soares da Silva

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

 

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Faculdade Anhanguera como requisito parcial do curso de Pedagogia Coordenadora de Curso: Sandra Regina e Augusto e Tutora :Silvana Muniz Guedes

São Bernardo do Campo

 2015

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: Maria do Desterro Soares da silva

Data (mês e ano): 21/09/2015

Matrícula: 5606155835

Instituição de Ensino: Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo

Curso: Pedagogia

Entidade (Empresa): Centro Cultural Eldorado

Data de início do estágio:21/09/2015

Data de término do estágio: 08/10/2015


SUMÁRIO

S

1        INTRODUÇÃO        

elementos necessários para situar o tema do trabalho.         

2        AMBIENTE DE PESQUISA        10

2.1        A Escola        10

3        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        11

2.3        Período de Observação        11

2.3        Período de Coparticipação        11

2.3        Período de Regência        11

3 CONCLUSÃO        2

ANEXOS        


  1. INTRODUÇÃO

                   Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, Simone Isidoro Bandeira do 7º período do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade, realizou seu Estágio Curricular Supervisionado no Centro Cultural Eldorado, no período de 21/09/2015 à 08/10/2015. 

                          O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, os conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos.

                   Neste contexto, foi possível relacionar a teoria e a prática, ao qual foi fundamental para a apropriação do conhecimento, pois a realidade sobre este assunto se mostrou bem complexo a atuação do pedagogo, necessita-se de uma formação social para atuar nestes espaços educativos não formais. As expectativas antes do estágio eram sustentadas pelas teorias, e isso contribuiu muito, pois eu tive um olhar mais direcionado para aquele ambiente e assim fazia-se a relação sobre a prática.

                     Ao iniciar o estágio, já no primeiro momento, foi muito rico a relação que tive com os funcionários do espaço. A realidade nos revela muitos desafios para serem superados, porém um dos maiores desafios seria contribuir na formação do cidadão crítico de sua realidade para assim transforma-la, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos ali inseridos. Pois o que nos deparamos na escola e bem diferente deste contexto que encontramos fora dela, o educador social precisa ter o olhar para todos e ao meu tempo individual, assim também o professor em sala de aula, assim neste estágio pude ver e aprender como é direcionado a atenção individual e ao mesmo tempo para o todo.

  1. AMBIENTE DE PESQUISA

Meu estágio foi realizado no Centro Cultural Eldorado, na Av. Frei Ambrósio de Oliveira Luz, nº 55 no bairro Eldorado em Diadema. O Centro Cultural foi fundado em 04 de julho de 2008. Neste mesmo espaço existe um cinema que tem o nome de Cine Eldorado, muito amplo com 137 lugares, os filmes exibidos são de acordo com as faixas etárias, é aberto tanto para o público como para as escolas, pois são reservados os horários e dias para atender as escolas da região. Existe também uma biblioteca com dois ambientes e com um acervo bem completo, além de 4 salas de oficinas, 1 sala de projeção, 1 camarim para apresentação das peças de teatro, 4 banheiros, 1 banheiro para deficiente,1 lavanderia, 1 cozinha e 1 sala administrativa.

No espaço atende crianças de 06 anos até adultos dependendo do curso, mas o espaço é aberto para toda a comunidade, todos podem assistir filmes no cine Eldorado e utilizar a biblioteca, como também podem reservar salas para fazer ensaios.

Os professores do local utilizam de vários recursos dependendo do nível dos alunos que eles vão atuar.

O trabalho atende as necessidades da comunidade, assim desenvolvendo vários projetos que visa na busca de;

  • Desenvolvimento Social
  • Cultural
  • Esporte
  • Qualificação Profissional
  • Juventude
  • Lazer
  • Educação

Este trabalho é realizado por educadores sociais que acredita nas pessoas como sujeito de direitos, independentemente da idade, fortalecendo sua autonomia para a efetivação da cidadania, assim procurando quebrar as paredes invisíveis que separam as periferias dos outros bairros da cidade. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (350.9 Kb)   docx (809.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com