TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho do ava

Por:   •  30/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.121 Palavras (13 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

        

ANDRESSA DUTRA MAESTRI SOARES – RA: 8529953857

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        

                

OSASCO – SP

2015

[pic 2]

ANDRESSA DUTRA MAESTRI SOARES – RA: 8529953857

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para o cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil sob a orientação da Professora Silvia Maria Carbonari Kracheviski. 

OSASCO – SP

2015

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno4

1 - Introdução5

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado - Educação Infantil

  1.  - Desenvolvimento6
  1. Apresentação da Escola6
  2. Observação e Interação na Escola7
  3. Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na escola10
  4. Plano de Aula12
  5. Regência15

3 - Considerações Finais18

4 - Referências Bibliográfica19

5 – Anexo...................................................................................................................20

  • FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO ESTAGIÁRIO

Nome do Estagiário: Andressa Dutra Maestri Soares

RA: 8529953857

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2015

Início do Estágio: 29/09/2015

Término do Estágio: 29/10/2015

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Escola de Educação Infantil Meus Anjinhos Ltda - ME

Endereço: Avenida Jaguaribe,00 – Jaguaribe – Osasco – SP, Cep: 06065-165  

Telefone: (011) 3691-1091

Responsável:  MAGDA PEREIRA DA SILVA          


1 – INTRODUÇÃO

O estágio realizado tem como objetivo fornecer um aprendizado concreto demonstrando como vem a ser a aplicação dos conhecimentos teóricos provenientes das aulas, propiciando a melhor forma de interagir mediante a variabilidade de faixa etária de forma clara, visando assim atribuir conhecimentos vivenciais à teoria adquirida anteriormente através da universidade á pratica de um docente em seu cotidiano.

Com consentimento e apoio da diretora Magda Pereira da Silva o mesmo veio a ser realizado a partir do mês de Outubro, contemplando assim, o cumprimento de estágio exigido para o curso de Pedagogia (4º semestre).

Tais práticas observadas foram vivenciadas no maternal (crianças de três anos), tendo como educadora Vanessa Cristina, que está na escola em período integral, interagindo com os mesmos 07:00 às 19:00.

Os alunos ao chegarem à instituição no período da manhã, são reunidos com o auxílio da professora Vanessa e mais duas serventes da escola, Valéria e Márcia, que auxilia a educadora no horário das refeições, ou sempre que necessário, assim como no café da manhã das crianças, que é realizado no refeitório antes do início das aulas, as outras refeições do dia também são realizadas no refeitório.

Tendo em vista que o estágio é uma exigência da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9394/96), necessário à formação do profissional, visando aprimorar a relação teórica e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento profissional implica, em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal.

Mostrando assim a real necessidade de concluirmos o estágio, para nos capacitarmos em nossa futura trajetória profissional em âmbito escolar.

  1. – DESENVOLVIMENTO
  1. – Apresentação da Escola: ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MEUS ANJINHOS.
  • Turmas:

Berçário IA, IB e IC, Maternal I IA, IB e IC e Maternal II IIA, IIB e IIC

  • Horários de Dias de Atendimento:

O Atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 07 às 19:00 horas.

  • Capacidade de Atendimento:

O Berçário tem capacidade para 37 atendimentos e demais grupos 110 atendimentos, totalizando uma capacidade de 147 atendimentos na unidade educacional.

  • Escola oferece:

Salas de aula, cantinho de leitura, sala de informática, brinquedoteca, parque, solário, sala de TV e ballet.

  • Estrutura da Escola:

O Estágio teve início na escola em 01/10/2015, e durante a observação foi percebido que a estrutura física e organizacional da escola tem 09 salas de aula amplas, ventiladas e bem decoradas com mesa e cadeira para uso das professoras, armário e prateleiras e o lugar onde as crianças penduram as mochilas, banheiros adequado para as crianças, o pátio possuí alguns brinquedos de parque, os bebedouros são águas filtradas, refeitório é muito bem organizado com mesas e bancos adequados para as crianças onde são realizadas cinco refeições diárias.

A professora coordenadora pedagógica ficou responsável por me acompanhar como estagiaria no primeiro dia de observação é a Professora Vanessa Cristina como regente da turma estagiada por mim, ela é formada em pedagogia e está atuando na educação infantil há 6 anos. A turma escolhida é do maternal II, com crianças na faixa etária de 3 anos e meio.

  • Didática e Organização:

O plano escolar da instituição busca desenvolver uma educação com base na concepção sócio interacionista e construtivista, visando às fundamentações teóricas de Lev Vygotsky, Henri Wallon e Jean Piaget, que visa proporcionar uma educação que possibilite a construção do conhecimento de maneira crítica e concreta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com