TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos

Por:   •  5/10/2015  •  Resenha  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 4º SEMESTRE[pic 2]

PROFESSORA: Ma. GLAUCE CASIMIRO

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

EM BUSCA DA QUALIDADE EM ALFABETIZAÇÃO: EM BUSCA... DE QUE?

RESUMO

ALUNAS

Edileuza de Souza Gonçalves, RA: 6023365939

Eliane Rodrigues Cezar, RA: 6059018319

Élida Alencar da Silva, RA: 6059010020

Fátima Rozendo Vieira, RA: 6022421477

Millene Sigarini, RA 6059016690

Suellen Justiniano Fernandes, RA: 6059014375

Taís Santos da Silva, RA: 6059010535

Campo Grande/MS

Novembro/2014

Em busca da qualidade em Alfabetização: em busca... de que?

          A questão da qualidade da escolarização básica é um tema reincidente no Brasil, talvez a inocuidade das nossas discussões sobre esse tema encontre uma de suas principais explicações no fato dessas discussões se desenvolvam em torno da qualidade de um objetivo cuja configuração não esta definida com suficiente clareza.

         É que analises e discussões sobre a qualidade da alfabetização, no contexto da escolarização básica, têm- se feito, entre nós, basicamente sob duas perspectivas: Na primeira, são discutidos os fatores responsáveis pela qualidade do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; entre outras. Na segunda perspectiva, o problema da qualidade da alfabetização é enfrentado através de propostas de intervenção que visem atuar sobre esses fatores.

        Soares destaca a antecipação nas propostas que se sabe com clareza o que é que as crianças devem conhecer aprender, que habilidade adquirir para serem consideradas alfabetizadas, de modo que o problema se configura como sendo o de identificar e promover condições que conduzem de forma satisfatória esses saberes. O mesmo ocorre quando a discussão sobre a qualidade da alfabetização se faz na segunda perspectiva.

Na definição de que qualidade é propriedade, é tributo é condição de um ser a identificação das propriedades, atributos e condições que acabam por definir a palavra qualidade, tem se então uma tarefa extremamente difícil. Avaliar a qualidade da alfabetização é avaliar propriedades tributos, as condições de alfabetização para ser aprovada, aceita ou recusada.

O que ocorre é que alguns indivíduos são mais alfabetizados que outros, pode se considerar que até mesmo aquele indivíduo que esta no ponto zero, o classificado como analfabeto, aquele que não sabe ler e escrever tem algum grau de alfabetismo, bastando que conviva com alguém que saiba ler e escrever já que as habilidades de escrita incluem tanto desenhar no papel as letras do alfabeto quanto escrever longos textos dissertativos e o uso da escrita incluem tanto escrever o próprio nome quanto escrever uma tese de doutorado.

Embora o termo alfabetismo só tenha sido usado recentemente porque começamos a enfrentar uma realidade social em que não basta simplesmente saber “ler e escrever”, mas que também saibam fazer uso dela, transformando seu estado em condição. Das condições anteriores conclui-se que alfabetismo é um conceito complexo, pois engloba um amplo leque de conhecimentos, habilidades, técnicas, valores, usos sociais, funções e varia histórica e espacial.

Quando se pensa em uma busca de melhoria na alfabetização, não há como melhorar algo a favor de alguns e deixar o restante de lado, é preciso pensar a educação como de fato para todos, onde esses se sintam a vontade para questionar, aprender, e contribuir e para nós do terceiro mundo o problema de alfabetização que nos referimos não é aquilo que os do primeiro mundo se referem quando falam em qualidade de alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com