TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Têndencias Pedagógicas

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO[pic 1]

HISTÓRIA – I SEMESTRE

VALDIRENE

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS

[pic 2]

Eunápolis

2015

VALDIRENE

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS


Trabalho Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas


Eunápolis

2015


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO.........................................................................................        02

2        TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS.............................................        03

2.1        TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL....................................................        03

2.2        TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA........................        03

2.3        TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA..............................        03

2.4        TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.......................................................        04

3        TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS...............................        04

3.1        TENDÊNCIA PREGRESSISTA LIBERTADORA......................................        04

3.2        TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA..........................................        05

3.3        TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS

        CONTEÚDOS...........................................................................................        05

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................        06

        

        REFERÊNCIAS........................................................................................        07


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, realizar uma verificação dos diferentes tipos de tendência pedagógicas no âmbito da aprendizagem/prática escolar brasileira, com intuito de aprimorar a formação contínua dos professores, visando contribuir positivamente a teoria aplicada pelo mesmo no cenário escolar.

De acordo com José Calos Libâneo, a prática escolar está sujeita a condicionantes sociopolíticos que incluem diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, etc. De acordo com essas concepções que se justifica o presente trabalho, onde ressalta que o modo de aprendizagem dos professores tem a ver com os pressupostos teóricos, explícita ou implicitamente, ao realizar o seu trabalho no âmbito escolar.

Pelo reconhecimento das dificuldades no ensino atual ao estabelecimento de uma síntese desses diferentes tipos de tendências pedagógicas, que nesse trabalho emprega a teoria de José Carlos Libâneo, que classifica as tendências em dois grupos distintos: “liberais” e “progressista”, no qual, no primeiro grupo se divide em tendência: “tradicional”, “renovada progressista”, “renovada não-diretiva” e a “tecnicista”. No segundo grupo, se divide em tendência: “libertadora”, “libertária” e a “crítico-social dos conteúdos”.

Os avanços no campo da psicologia no âmbito escolar, da aprendizagem, acrescenta ainda mais na capacitação contínua dos professores, pois o mesmo sempre tem que buscar novos paradigmas, visando uma consolidação constante do conhecimento dessas tendências pedagógicas e de seus pressupostos de aprendizagem, com isso, terá condições plena de avaliação de fundamentos teóricos aplicados em sua sala de aula.

  1. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS

De acordo com Libâneo (1990), a Pedagogia liberal sinaliza que a escola tem como finalidade a formação de alunos aptos a exercerem seus papeis sociais, evidenciando sua finalidade no desenvolvimento da reprodução dos saberes acumulados de geração a geração, visando o respeito às capacidades dos alunos e ressaltando um ensino não crítico.

  1. TENDÊNCIAS LIBERAL TRADICIONAL

A tendência liberal tradicional ressalta a capacidade de assimilação e acomodação de conteúdos transmitidos às crianças serem idênticas a dos adultos, o que já ficou comprovado não ser a melhor forma de repassar esses conteúdos em visão das teorias construtivas.

A didática dentro da Pedagogia Tradicional se traduz em passar e tomar a lição reprimindo a afetividade. Valorizando a memória, o aluno que decora o assunto proposto. Representa conjuntos de princípios e regras direcionadas ao ensino, prevalecendo à exposição oral do professor e sua interpretação do conteúdo proposto. A escola contribui para formar um aluno, dentro de um modelo idealizado, distante dos problemas sociais e de seus interesses (LIBÂNEO, 1990).

  1. TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA

A tendência liberal renovada progressivista tem como parâmetro o desenvolvimento das aptidões individuais, com isso o individuo constrói o conhecimento de forma ativa, pois o mesmo é considerado o centro das atenções em todas as etapas do processo de aprendizagem. Os alunos são sujeitos ativos, onde eles podem buscar a aprendizagem de acordo com seus interesses e necessidade, tendo o direito de construir e reconstruir sua identidade pessoal e social, consequentemente, podendo por meio da educação buscar meios de construção de sua autonomia.  

  1. TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA

A tendência liberal renovada não-diretiva enfoca que o professor é visto como um facilitador do processo de aprendizagem e o aluno é  visto como o centro do processo, onde o mesmo tem autonomia para direcionar e governar suas ações rumo à aprendizagem, no qual este deve buscar o desenvolvimento de sua inteligência, caráter, e personalidade. Sua implantação nas escolas seria de difícil acesso, pois envolveria inúmeras mudanças no sistema escolar.

  1. TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA

A tendência liberal tecnicista tem como parâmetro o aperfeiçoamento das competências e habilidades do individuo, fortalecendo uma construção de habilidades usando tecnologias educacionais e priorização de objetivos comportamentais visando componentes para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com