TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Liderança Flutuante na Escola, reunindo todos Por meio do Projeto Político-Pedagógico.

Por:   •  23/10/2021  •  Monografia  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  4.347 Visualizações

Página 1 de 2

Unidade: FSG-Centro Universitário da Serra Gaúcha/ Mantenedora: Sociedade Educacional Santa Rita S/A

Nome: Carina Loreto Mello

RGM: 22356959

Título: Reflita a necessidade de exercermos uma liderança flutuante na Escola, reunindo todos por meio do Projeto Político-Pedagógico.

A liderança flutuante na escola representa o aspecto da gestão democrática, a participação de todos os membros da organização (gestores, professores, pais, alunos e comunidade) na tomada de decisões e ações, um trabalho compartilhado.

Traçando um paralelo com a educação brasileira é importante destacar a importância da necessidade de um sistema escolar mais igualitário, ou seja, a importância do currículo e do projeto pedagógico são cruciais, porém é importante que o educador seja um facilitador do conhecimento e não somente aquele que o centraliza, onde haja uma liderança descentralizadora e democrática pautada no Projeto-Político-Pedagógico.

O PPP é o que define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.

PROJETO: porque reúne propostas de ação concreta a executar determinado período de tempo.

POLÍTICO: por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes e críticos, dentro de uma sociedade.

PEDAGÓGICO: porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Envolver a comunidade nesse trabalho e compartilhar a responsabilidade de definir os rumos da escola é importante. Com um PPP bem estruturado, a escola ganha uma identidade clara e a equipe, segurança para tomar decisões.

 De acordo com o curta metragem “ A Ponte”, traz uma reflexão de “ choques de interesses”, conflitos e embates que impossibilitam o bom funcionamento de uma escola. E que para um bom funcionamento, é de suma importância que o gestor seja aquele que motiva todos seus membros a agirem como líderes, encorajando-os a participação e a estimulação da criatividade, assim agir de forma mais efetiva na solução de assuntos para que as metas e objetivos se concretizarem.

Assim, analisando o curta metragem” A Ponte” e o PPP, observa-se que o trabalho em equipe é fundamental para uma gestão democrática, quando há participação de todos, o resultado será benéfico para todos, principalmente para os alunos

Bibliografia

Lopes, Noêmia que é o projeto político-pedagógico (PPP). Nova Escola. Disponível em:https://gestaoescolar.org.br/conteudo/560/o-que-e-o-projeto-politico-pedagogico-ppp  Acesso em: 5 de outubro de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com