TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma gestão participativa em ambientes digitais

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Norte do Paraná

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

Disciplinas

  • Adolescência e Juventude no Século XXI
  • Gestão do Projeto Educativo
  • Gestão Educacional
  • Relações Interpessoais e Administração de Conflitos

                             

                              Tutora: Simoni Cristiane Parpineli da Silva

UMA GESTÃO PARTICIPATIVA EM ABIENTES DIGITAIS

Adriana Aparecida da Costa

2021 Jacareí- SP

UMA GESTÃO PARTICIPATIVA EM ABIENTES DIGITAIS

Disciplinas

  • Adolescência e Juventude no Século XXI
  • Gestão do Projeto Educativo
  • Gestão Educacional
  • Relações Interpessoais e Administração de Conflitos

                             

                              Tutora: Simoni Cristiane Parpineli da Silva

Adriana Aparecida da Costa

2021 Jacareí- SP

INTODUÇÃO

A escola passa por mudanças constantemente e seu modelo de gestão participativa também precisa se atualizar, buscar ferramentas que possam e possibilitam a proximidade com os alunos, as famílias e a sociedade que a cerca, o modelo de gestão participativa, o projeto político-pedagógico e o conselho escolar são instrumentos formais, mediadores e representativos da autonomia das relações. Na gestão participativa as práticas escolares reforçam e exercitam as propostas de organização escola e sociedade, através de participação seja em fóruns, grêmios escolares, resolução de conflitos, buscando sempre alcançar não só os alunos pertencentes aquele grupo como suas famílias e as outras pessoas da sociedade, comunidade. Alcançar essas ´pessoas com novas abordagens podem transformar a realidade escolar.

A Gestão participativa é consciente que sozinha não irá conseguir alcançar o que se propõe, mas com ajuda de sua equipe escolar consegue realizar as ações na escola, criar um clima de trabalho favorável às mudanças provocadas pelo desenvolvimento das pessoas, e ir além, transformar os momentos de aprendizagem coletiva, marcado por relações interpessoais harmoniosas, comunicação eficiente, confiança e engajamento em diretrizes, objetivos e metas comuns. Sendo assim, a atuação do gestor, objetiva uma perspectiva democrática, permitindo que a equipe escolar se sinta responsável pela escola como um todo e comprometida com o seu objetivo maior, a formação do aluno.

  1. O QUE É GESTÃO ESCOLAR

A gestão escolar é a forma de cuidar, administrar a escola como um todo. Isto quer dizer que a boa gestão está na busca por atender as exigências de todos os setores envolvidos. Além dos quesitos internos, é preciso adequar a escola ao que é importante para cada indivíduo. Ou seja, os educadores têm a importante missão de formar cidadãos íntegros, de opinião, críticos sobre a realidade em que vivem e ainda os auxiliarem no desenvolvimento de suas habilidades e competências, sejam elas naturais ou aprendidas com o passar do tempo. Com certeza não são tarefas fáceis, contudo, são de extrema necessidade para o desenvolvimento de uma sociedade funcional. Dessa forma, a gestão escolar procura oferecer todo o suporte necessário ao aluno e também aos professores e demais funcionários do corpo estudantil, para que todos possam caminhar na mesma direção e obter bons resultados durante e no final do processo. Existem três conceitos principais dentro da abordagem de gestão de pessoas. Elas são conhecidas como: gestão administrativa, gestão pedagógica e a gestão de recursos humanos. O funcionamento dessas três áreas é de forma integrada, na qual todas se comunicam entre si. Acreditamos que pode ser pertinente adicionar mais um tópico importante para o conceito de gestão escolar: a gestão financeira. O cuidado com a parte financeira de qualquer negócio é imprescindível, independente se o objetivo final seja o lucro ou apenas a manutenção da instituição. O que não é o caso da maioria das escolas. Podemos ter na escola a gestão escolar Online, a gestão escolar participativa e a gestão escolar democrática sendo elas:

A gestão escolar online é a administração da educação utilizando tecnologias da informação, o gestor pode utilizar a internet para gerenciar a secretaria de educação, escolas, alunos e professores, usando de recursos como computadores, tablets, smartfones, celulares, notebooks, entre outros.

A gestão escolar participativa é aquela que a comunidade participa ativamente do planejamento, execução e fiscalização dos gastos dos recursos da escola. As decisões são tomadas por um conselho escolar, que pode ser formado por pais de alunos, alunos, professores, coordenadores, secretários e diretor escolar.

Já a gestão escolar democrática tem como princípio a participação de toda a comunidade escolar na gestão da instituição de ensino. Isto requer o envolvimento de pais, alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, secretários de educação e até os prefeitos.

Assim percebemos uma grande atenção direcionada à função do gestor escolar, enquanto conceito novo, substituindo o de administrador escolar, ele é um professor-educador, responsável pelo bom funcionamento da escola e pelo seu bom desempenho. Ele é o responsável por organizar, dirigir e coordenar todo o trabalho realizado na escola, e cuida para que as ações convirjam aos objetivos educacionais que a comunidade escolar.

  1. A GESTÃO ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Sabemos que o formato de aprendizagem tradicional, embora seja eficiente, o uso das tecnologias tem um papel imprescindível para facilitar o aprendizado sendo uma forma de tornar o processo mais intuitivo, independente da faixa etária dos alunos.

O uso das tecnologias trata-se de inovações que impulsionam o desempenho, levando a ótimos resultados.

A tecnologia é uma realidade presente em nosso dia a dia, em todos os segmentos seja pessoal, profissional e na educação não poderia ser diferente, um simples trabalho que antes os alunos recorriam a bibliotecas e livros para fazê-los, hoje realizam a pesquisa através de seus celulares, computadores de forma rápida e objetiva. Assim, buscar formas mais tecnológicas, inovadoras e que sejam compatíveis com a realidade de nossos alunos se faz necessário, modernizar o ensino, até mesmo para formar alunos mais preparados para os desafios da nova geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com