TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL : ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E FERRAMENTAS DIGITAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

FACULDADE ANCHIETA DE SÃO BERNARDO

CURSO DE PEDAGOGIA

NOMES: Maria Rosângela Lopes RA: 6095656758

DESAFIO PROFISSIONAL

TEMA: ALBABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E FERRAMENTAS DIGITAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

DISCIPLINAS NORTEADORAS: História Da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual, Direitos Humanos.

TUTORA EAD: Nelly Carla Reis Barros

SÃO BERNARDO DO CAMPO

1/2017


Maria Rosângela Lopes

                                                        Trabalho orientado pela tutora Nelly Carla Reis Barros e                      apresentado à UNIVERSIDADE ANHANGUERA, como requisito parcial de aprovação nas disciplinas de: História Da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual, Direitos Humanos.

SÃO PAULO

1/2017

I. APRESENTAÇÃO

A supervisora Cristiane, em sua pesquisa sobre os possíveis entraves na efetivação do letramento e alfabetização, levantou as problemáticas ocorridas na escola, todos esses dados foram obtidos por meio de entrevistas com as professoras das respectivas séries.

Cristiane observou que, por se tratar de uma escola localizada na periferia, muitos dos alunos, em seus ambientes domésticos, não possuíam apoio familiar para que as tarefas que as professoras davam fossem feitas em casa.

Deste modo apontou o primeiro problema que seria uma saturação de conteúdos que se perdiam, o que complicava a continuidade dos conteúdos que eram passados em sala.

As professoras alegaram que muitas dessas tarefas não eram concluídas ou que ainda haviam tarefas que eram possíveis de perceber que estavam sendo feitas pelos pais ou irmãos mais velhos dessas crianças.

O segundo problema notado foi que, muitas dessas crianças quando iam para casa passava maior tempo conectado a ferramentas tecnológicas e deste modo pode elucidar que poderia ser utilizada ferramentas e o uso da internet para que deste modo as crianças tivessem maior interesse nas tarefas de casa.

O terceiro problema percebido por Cristiane foi que muitas dessas professoras não possuíam especialização para utilizarem ferramentas tecnológicas como instrumento na alfabetização.

Deste modo pode levantar a hipótese de que seria necessário um treinamento nessas ferramentas para que assim elas utilizassem como recurso em sala de aula.

A supervisora ainda identificou que muitas dessas crianças em idades ainda onde a pratica lúdica é essencial para o processo de aprendizado não estavam tendo oportunidades dentro da sala de aula e objetivou que em seu plano incluiria no treinamento das professoras, o brincar como instrumento.

II. INTRODUÇÃO

Esse projeto apresentado a seguir demonstra da importância do planejamento e do treinamento profissional de professores, o problema apresentado, tem bases estruturais na metodologia da escola em que Cristiane é supervisora, o projeto se mostra de grande importância, pois foi relatado que o processo de alfabetização e letramento não estavam atingindo seus objetivos.

Cristiane pode observar dentro da escola que as professoras careciam de uma especialização indispensável nos tempos de hoje no que diz respeito a integração da tecnologia nos processos de aprendizagem, pode também notar que, a forma como vinha sido empregado, os recursos e a metodologia defasada, não acompanhavam o nível dos alunos.

III.DESENVOLVIMENTO

O papel do professor na educação fundamental é ainda maior, pois nessa etapa são feitas as consolidações da base que estrutura todo conhecimento que será adquirido nos anos posteriores pelos alunos, e este professor necessita de bases profissionais igualmente sólidas para que possa propiciar aos alunos um processo de aprendizado positivo, como diz Souza (2008, p. 66), “[...] ser docente um profissional implica, portanto dominar uma série de saberes, capacidades e habilidades especializadas que o fazem competente no exercício da docência.”

Podemos dizer então que, o professor além de passar por um processo de aprendizado precisa se qualificar em outras diversas áreas para o exercício da profissão.

 Em uma sociedade que cada vez mais evolui tecnologicamente é imprescindível que essas ferramentas sejam inseridas no ambiente escolar. As crianças de hoje, são direcionadas e conectadas ao mundo virtual desde muito cedo, o que propicia uma oportunidade de, que no meio virtual encontremos formas ainda que indiretas de incentivos do aprendizado.

Sabemos que, a maioria do conteúdo voltado para as crianças nesses ambientes são de caráter lúdico, e é por este motivo que se faz necessário um questionamento social, do que está sendo oferecido para as crianças e como os profissionais podem intervirem nessa situação.

Dentro do ambiente escolar podemos notar a necessidade cada vez maior de um treinamento dos profissionais da área pedagógica na informática, e no uso desses aparelhos.

Algumas escolas já passaram a utilizar tablets como recurso didático e essas experiências se mostram positivas e enriquecedoras, o governo vem disponibilizando há algum tempo esses aparelhos para as escolas públicas, e nas escolas privadas já estão inseridos de forma quase que unanime.

Além de treinar os professores oferecendo cursos complementares, é necessário que sejam treinados para que as crianças passem a buscar conteúdo específicos dentro e fora da sala de aula no ambiente virtual, porque mesmo que de grande ajuda, esses aparelhos também são motivadores de dispersão de atenção e nesse caso a ferramenta usada de forma errada seria antagônica a outras que efetivam o e alfabetização

Na era dos aplicativos, podemos encontrar muitos que auxiliem de diversas maneiras. Entretanto devemos ressaltar a importância do monitoramento do conteúdo acessado por essas crianças, pois encontramos todo tipo de conteúdo que muitas vezes é improprio para o acesso de dessas crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (236.7 Kb)   docx (78 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com