TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO GESTÃO PARTICIPATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.522 Palavras (11 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÕES PEDAGÓGICAS

5º período                                          Turma:

PROJETO GESTÃO PARTICIPATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

 

[pic 3]

 PROJETO GESTÃO PARTICIPATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

Trabalho elaborado como parte da disciplina de Projetos e Práticas de Ações Pedagógicas, 5º semestre, modalidade EAD, sob responsabilidade da Profª , apresentada á UNIP - Universidade Paulista.

SUMÁRIO

Projeto: Gestão Participativa No Ambiente Escolar        3

Tema: A Atuação do Gestor na Instituição Escolar em Prol da Participação e Interdisciplinaridade Entre Pares.        3

Justificativa        3

Situação- Problema        3

Público Alvo        3

Objetivos        4

Embasamento Teórico        4

Percurso Metodológico        5

Sugestões        7

Recurso Metodológico        8

Cronograma        8

Avaliação        8

Considerações Finais        9

Referências Bibliográficas        10

PROJETO: GESTÃO PARTICIPATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

TEMA: A Atuação do Gestor na Instituição Escolar em Prol da Participação e Interdisciplinaridade entre Pares.

JUSTIFICATIVA:

A Gestão escolar atualmente tem deixado a desejar, pois em muitas escolas o gestor não está preparado para atender a clientela da instituição na qual presta serviços, nesse sentido surgiu à necessidade de se elaborar um projeto que visa uma gestão dinâmica, lugar em que todos trabalharão em prol de uma educação que prepara seus educando para a cidadania de forma criativa e eficaz.

Assim sendo, o gestor desta escola precisa agir de forma autônoma, se mostrando aberto as novas ideias, tornando-se flexível com uma postura democrática e participativa, nesse sentido o gestor tem que ser receptivo mostrando a importância da socialização e da interação com a comunidade escolar; os  professores se  mostraram abertos as novas ações se comprometendo com os resultados dos alunos; e os pais e mães se tornaram presentes; e com relação aos alunos, estes serão valorizados e estimulados a desenvolver o processo ensino aprendizagem em favor do  aprender a aprender.

Programando ações de maneira que todos possam ouvir, falar, sugerir, articular e concordar ou não com a questão a ser debatida. Oferecendo uma dinâmica em favor da liberdade de expressão, contribuirá para a assiduidade e compromisso de todos os integrantes da instituição. O comprometimento dos gestores e a troca de experiências contribuirão para que os resultados a serem alcançados se tornem positivos no processo educativo.

Situação- Problema:

  • A falta de qualificação de profissionais para atuar na área de gestão escolar contribui para o baixo rendimento dos alunos e também dos professores.

Público Alvo:

  • Profissionais ligados à área de educação.

Objetivos:

  • Buscar formas de estreitar os laços entre a escola e a comunidade por meio de uma gestão participativa;
  • Analisar a postura adequada de um gestor dentro do ambiente escolar;
  • Buscar meios para averiguar sugestões para que, os pais se insiram na comunidade escolar colaborando para ações em benefício da instituição;
  • Observar a atuação do gestor, e suas atitudes para inserir o aluno na escola, de forma que o processo ensino-aprendizagem ocorra de maneira satisfatória.

Embasamento Teórico:

 

Para o desenvolvimento deste trabalho serão pesquisadas teorias via Internet, acerca do tema em questão, pois o trabalho em gestão é um trabalho bem complexo, sendo que, o gestor tem que ter por meta realizar um trabalho que promova a instituição oferecendo aos seus colaboradores condições de interagir entre seus pares, além disso, deve ter uma prática democrática e participativa de modo que a comunidade possa estabelecer uma relação de parceria com a escola.

De acordo com Silva (2007, p.3), “O gestor escolar que adere a concepção democrática tem em mente que sua escola deve passar pela democratização e também pela rever sua natureza social e não apenas foca nos processos transparentes e democráticos ligados à função administrativa”.

Além de Silva será abordado também outros teóricos que tem como concepção o desenvolvimento do gestor nas perspectivas democrática e participativa, em se tratando de participação.

Marques (1987: 69) nos diz que, “a participação de todos, nos diferentes níveis de decisão e nas sucessivas faces de atividades, é essencial para assegurar o eficiente desempenho da organização”. Assim sendo, a participação precisa se estender ao grupo como processo dinâmico e interativo que vai muito além da tomada de decisão, pois é caracterizado pela interdisciplinaridade ocorrida na convivência dentro do ambiente escolar, buscando soluções para os envolvidos, além de buscar condições de superação para as dificuldades e limitações existentes que podem comprometer a finalidade social.

Luck em seus estudos faz menção de que o trabalho escolar deve ser um trabalho coletivo partindo de uma ação conjunta na qual todos os integrantes da instituição deverão estar movidos por um objetivo comum, sendo que todos os envolvidos nesta ação devem estar ligados direta ou indiretamente para a solução dos problemas e da tomada de decisões visando assim resultados educacionais positivos o que contribuirá para a gestão participativa dos lideres escolares.

Esta visão de Luck vem de encontro com as ideias de Marques (1987: 69) que nos diz, “a participação de todos, nos diferentes níveis de decisão e nas sucessivas faces de atividades, é essencial para assegurar o eficiente desempenho da organização”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (248.2 Kb)   docx (175.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com