TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universitário Carta Pedagógica

Por:   •  12/2/2021  •  Dissertação  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

        

Denivaldo Valentin da Silva

                                                                                                      Breu Branco, 17 de janeiro de 2021.

Olá querida professora,

           Tenho 38 anos, natural do município de Breu branco Estado do Pará, onde resido há 36 anos. Pai de 2 filhas, a caçula com 3 anos, se chama Hadassah Gomes Silva e a primogênita, Karoline Gomes do Carmo com 8 anos. Minha esposa e companheira é mais nova do que eu 10 anos, bastante caseira, ainda não concluiu o ensino médio, mas, tenho tentado incentivá-la, pois falta somente um ano para concluir. Deus e minha família são minha inspiração e força para continuar lutando pelos meus sonhos e, a realização deles se constitui em nosso sucesso e bem-estar no conforto e uma vida melhor que poderei oferecer, além do meu bom exemplo como cidadão inserido na sociedade que não desistiu de sonhar e acreditar, que com atitude, determinação e coragem podemos vencer qualquer obstáculo e alcançar nossos objetivos.

Decidi escrever esta carta para você, o você, não é lhe tratando ou desmerecendo sua história e formação, apenas estou usando uma linguagem mais informal. Sem lhe conhecer pessoalmente, sua forma de falar e se expressar nos orientando, transmite paz e tranquilidade nesse momento tão difícil que todos nós estamos enfrentando com a pandemia mundial.

Querida professora, quando comecei a ir para a escola já era quase adolescente por razões pessoais, não tendo a oportunidade de começar a estudar na idade adequada. Já no 2° grau, no meu tempo, podíamos optar por fazer o ensino médio com duração de três anos e o Antigo normal com duração de 4 anos obtendo assim a formação do magistério. Decidi por fazer o segundo modelo, incentivado por um amigo de infância que me convenceu com o argumento de que quando terminássemos já teríamos uma formação e oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Infelizmente ele que me incentivou tanto a fazer o magistério desistiu, mas, agradeço muito a Deus por ele ter me encorajado a optar por esse curso tão maravilhoso que hoje faz parte da minha vida.

No entanto, quando terminei o magistério não dei continuidade aos estudos na área da educação, acho que ainda não estava totalmente envolvido com o curso e suas peculiaridades. Passei alguns anos sem estudar somente trabalhando em outras áreas fora da educação, mas, em 2017 surgiu a oportunidade de trabalhar como professor na educação pública de minha cidade.  Sem relutar, abracei a oportunidade e graças a Deus, trabalhei três anos consecutivos, obtendo uma experiência muito significativa e enriquecedora para minha vida pessoal e como educador. Durante esse período que estive incluso na educação pública, surgiu também a sazão de participar do Parfor, um programa de acesso aos professores em exercício na rede pública de educação básica a formação superior. Graças a Deus, fui um dos selecionados dentre os demais candidatos a cursar Pedagogia da educação pelo Parfor na cidade de Breu Branco onde está localizado o seu Polo presencial.

Como tudo na vida que vale a pena a gente lutar para conquistar, não tem sido nada fácil continuar estudando cada módulo com as suas respectivas disciplinas que acontecem nos períodos de férias da escola e no início de cada ano. É uma correria frenética, temos que estudar muito e absorver o máximo que possamos das várias disciplinas durante um curto espaço de tempo que temos antes do retorno das aulas. Minhas palavras não são de arrependimento ou reclamação por ter tomado tal decisão, estou apenas abrindo meu coração em minha árdua luta, nessa nova etapa de minha vida, visto que, o cada um de vocês professores tem trazido no que tange aos nossos estudos e conhecimentos, vale qualquer esforço que viermos empregar para tê-los como educadores.

Ao término de cada disciplina vocês tem deixado uma gama de conhecimento há cada um de nós aluno do curso. Eu em particular afirmo que a partir do momento que comecei os estudos, meus conhecimentos e minha visão com a relação à educação só tem evoluído positivamente. Cada etapa concluída com todas as dificuldades que temos para estudar como já relatado a você, tem compensado sobremaneira, pois, o que tenho aprendido, vale qualquer esforço, qualquer dificuldade que já passei ou que porventura venha passar para chegar até o final dessa minha jornada como universitário.

Sempre sonhei um dia falar para alguém que estudava em uma Universidade ou ter o prazer de colocar numa ficha de inscrição, lá naquela parte de cursos, a palavra “universitário”, não para me vangloriar ou me considerar melhor, mas, porque quando ouvia uma pessoa afirmar que era aluno da Universidade, isso, soava aos meus ouvidos como uma linda canção que consegue nos tocar profundamente quando a ouvimos. Eu sei que isso pode parecer até um exagero ou bobagem para várias pessoas, porém, era assim que me sentia e, hoje estou simplesmente radiante nas nuvens parece até que estou sonhando acordado, na verdade é sim um sonho, mas, que se tornou realidade em minha vida.

Com relação a sua disciplina Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico, sem dúvida seria muito mais proveitoso e benéfico ter a sua presença pessoalmente conosco, dessa forma teríamos como absorver o máximo de suas explicações e tirar nossas dúvidas com facilidade e clareza. Não obstante, com todo esse impasse que estamos enfrentando, sua matéria tem me proporcionado um conhecimento muito importante, com relação aos princípios da gestão pública e a organização de uma boa gestão escolar. A partir de agora poderei enxergar com mais nitidez quais são os fundamentos e processos que devem nortear uma gestão com qualidade e eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com