TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variação linguística - Etapa 1

Por:   •  11/4/2015  •  Resenha  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Resenha: Variação linguística

A autora expõe neste capítulo a variação da linguagem falada pelo homem e como as épocas, a história, a região e até mesmo a condição sociocultural em que o indivíduo está inserido pode ter influência na forma de falar.

Apresenta e justifica a relevância da linguagem humana e sua relação com a sociedade, ao professor de língua materna e estrangeira, pois a humanidade faz uso da língua para se comunicar viver em sociedade e com ela se conectar.

É considerado o pai da linguística Ferdinand de Saussure por ter sistematizado os estudos linguísticos. Escreveu “A linguagem tem um lado individual e um lado social, sendo impossível conceber um sem outro”. Explicando que através da termologia que vem os fatos linguísticos de forma precisa e objetiva. Saussure chama o lado individual da linguagem de fala e o lado social de língua.

Todos nós brasileiros temos a língua portuguesa como uma entidade social que adquirimos como falantes naturais e nos pertence, semelhantemente, como nos pertence à identidade de sermos brasileiros, nós tornando cidadãos de pleno de direito nessa nação.

Falamos a mesma língua, isto é, usamos o mesmo sistema linguístico denominado português brasileiro. Nossa fala, contudo, é diversificada, individualizada e heterogênea.

Existe entre os brasileiros uma grande influência de dizer que todos nós falamos a mesma língua, negando a existência dos vários dialetos no país.

Segundo Bagno (2005) existem uma série de mitos em frequentes afirmações sobre a língua portuguesa, denomina de mitologia do preconceito linguístico.

O mito número um apontado pelo autor que diz o seguinte: “A língua portuguesa falada apresenta uma unidade surpreendente”(Bagno, 2005, p.15).

Com isso, as pessoas que falam uma variedade de dialetos, sofrem preconceitos por não ser reconhecida a diversidade linguística no Brasil.

Mesmo na escola é colocada norma linguística como se fosse realmente à linguagem comum entre todos os indivíduos brasileiros, não levando em conta a condição social, idade, região e escolaridade.

A variação e mudança da língua estão diretamente ligadas aos contextos e relacionamentos sociais.

Para Saussure a linguagem é a soma da língua e da fala, tendo a língua como código de comunicação entre os homens e a fala o uso que esses fazem desse código. Quando usada para se comunicar, língua+ fala = linguagem.

No Brasil existe grande diversidade de sotaques, sendo caracterizada pela variação fonética, que pode ocorrer na consoante, na vogal ou na pronúncia da primeira sílaba de uma palavra.

É também apresentado neste capítulo, como as pessoas classificam a língua, como a língua portuguesa, como correta ou errada, atribuindo a região a forma correta ou não. O que ocorre na verdade é uma variação linguística dependendo da região e contexto que a pessoa vive.

A faixa etária traz outro diferencial na linguagem, pois os jovens falam usando gírias, levados pelo grupo e época em que estão vivendo.

Os indivíduos geralmente têm diferentes formas de falar, sendo que o vocabulário, a gramatica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com