TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vários métodos de ensino

Tese: Vários métodos de ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Na vida escolar que temos hoje, são utilizados vários métodos de ensino, e professores que utilizam métodos diferentes. Há professores que se contentam apenas em passar um ensino programado usando apenas livros didáticos e técnicas de decoração que apenas levam o aluno a famosa “decoreba”, que no final acaba sendo insuficiente a educação do mesmo. Existem também aqueles que usam um método de ensino mais cítrico fazendo com que o aluno pense se desenvolva melhor em sociedade.

Desenvolvimento

Comparando o professor que utiliza o método tradicional e o que utiliza o método histórico critico, vemos que existem divergências entra um método e outro, e que o professor que utiliza o método histórico critica tem mais chances de obter um resultado melhor no ensino de seus alunos.

Entende-se por metodologias tradicionais os métodos em que cabe ao professor transmitir os conhecimentos, e aos alunos apenas recebê-los de forma passiva, ouvindo, memorizando e repetindo o conhecimento. Já as novas metodologias procuram basear-se no princípio de que a criança é um ser em desenvolvimento, cuja atividade, espontânea e natural, é condição para seu crescimento físico e intelectual. A participação ativa do aluno consubstancia-se primordialmente no espaço que o professor reserva para as descobertas do educando (PILETTI, 1995, p.104).

O professor em sala de aula hoje encontra muitas dificuldades a superar, entre elas esta o meio com que chegar a cada aluno, precisa desenvolver um método que atenda a todos, e que faça eles pensarem e se desenvolverem de forma a viverem melhor em sociedade. Se preocupar com a qualidade de ensino hoje implica em assumir uma pedagogia mais critica, reflexiva e criativa.

Após a realização das entrevistas ficou claro que não há uma forma única de ensino e nem um único modelo de educação e de educador.

A primeira professora entrevistada tem vinte e nove anos de profissão como educadora ficou evidente que a professora faz uso dos dois métodos, ela diz que usa o livro da coleção adotada, mas também usam apostilas, jornais, propagandas impressas, e também diz que utiliza os poucos recursos tecnológicos disponíveis como televisor, vídeos e etc...

A professora diz quando perguntada sobre seu método de ensino diz que considera- o mais próximo do histórico - crítico ou da metodologia que explora e permite a liberdade criativa do aluno.

Os professores tradicionais ainda se atem ao livro didático, como única ou quase única fonte de ensino do aluno, só que uma boa parte, mesmo sendo umas tradicionais já utiliza outros meios para enriquecer a aula e consequentemente o aprendizado do aluno.

O que tiramos disto é que boa parte dos educadores hoje esta mudando o método de ensino, mesmo entre os mais tradicionais vemos algumas mudanças. O professor que utiliza o método histórico-crítico faz com que o aluno pense e argumente, troque informações transmita seu conhecimento prévio analise o mesmo com a turma e com o próprio professor, permitindo assim a liberdade crítica do aluno.

(...) agir no interior da escola é contribuir para transformar a própria sociedade. Cabe à escola difundir os conteúdos vivos, concretos, indissoluvelmente ligados às realidades sociais. Os métodos de ensino não partem de um saber espontâneo, mas de urna relação direta com a experiência do aluno confrontada com o saber trazido de fora, () professor mediador da relação pedagógica - um elemento insubstituível. É pela presença do professor que se torna possível urna "ruptura" entre a experiência pouco elaborada e dispersa dos alunos, rumo aos conteúdos culturais universais, permanentemente reavaliados face as realidades sociais (Cenafor, 1983, p. 30).

Para a professora a função da escola é promover a interação do aluno com o meio, de forma a favorecer a sistematização do conhecimento de forma a prepara – lo para a vivência no mundo.

A função da escola então se tornou mais ampla na vida do aluno, hoje não é apenas ensinar e sim formar cidadãos aptos a exercer a sua cidadania, sendo críticos e conscientes dos seus direitos e deveres perante a sociedade. a escola promove a interação do aluno como o meio onde vive, preparando – o para a vida.

A professora se diz surpreendida com o conhecimento prévio do aluno, uma vez que a maioria desses alunos tem informações ao seu dispor através dos meios de comunicação assim o conhecimentos antes era disponibilizados ou despertados nos alunos pela escola, hoje é apenas partilhado entre o educador a escola e o aluno, pois existem muitos meios de informações que estão abertas a quem quiser e em qualquer hora, fazendo com que o aluno de hoje seja mais argumentativo que alunos de anos atrás.

Os Avanços científicos, as mudanças tecnológicas, econômicas e culturais influenciaram muito a educação que temos hoje. O impacto das novas tecnologias da educação e informação pôs exigências ao aprendizado escolar. Os meios de comunicação produzem muitos significados, transmitem ideias e valores, cabe a escola juntamente com a família ensinar o aluno a pensar criticamente sobre a qualidade da informação que lhe é passada.

A educação dará aos jovens a possibilidade de assimilar rapidamente na prática todo o sistema de produção e lhes permitirá passar sucessivamente de um ramo de produção a outro, segundo as necessidades da sociedade ou suas próprias inclinações. Por conseguinte, a educação nos libertará desse caráter unilateral que a divisão atual do trabalho impõe a cada individuo. Assim, a sociedade [...] dará aos seus membros a possibilidade de empregar em todos os aspectos suas faculdades desenvolvidas universalmente (ENGELS apud RO9DRIGUES, 2000, p.57).

O meio cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com