TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

16 Traços Basicos De Reimond

Artigos Científicos: 16 Traços Basicos De Reimond. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  1.709 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com a teoria de traço, a personalidade humana é composta por uma série de traços largos ou disposições. As primeiras teorias tentaram descrever todas as características possíveis. Por exemplo, o psicólogo Gordon Allport identificou mais de 4.000 palavras no idioma Inglês que poderia ser usado para descrever traços de personalidade. Mais tarde, Raymond Cattell analisados nesta lista e talhado para baixo para 171 características, principalmente por termos eliminado que eram redundantes ou incomum. Ele foi, então, capaz de usar uma técnica estatística conhecida como análise fatorial para identificar traços que estão relacionados entre si. Ao fazer isso, ele foi capaz de reduzir a sua lista de 16 fatores-chave de personalidade.

De acordo com Cattell, há um continuo de traços de personalidade. Em outras palavras, cada um contem todos estes 16 caracteres, até certo ponto, mas que pode ser elevada em algumas características e baixa em outros. A seguinte lista de traço de personalidade descreve alguns dos termos descritivos usados para cada um dos 16 dimensões da personalidade descritos por Cattell.

Abstração: imaginativa contra prática

Apreensão: Preocupado contra confiante

Domínio: enérgica contra submisso

Estabilidade emocional: Calma contra tenso

Vivacidade: Espontâneo contra contido

Abertura à Mudança: Flexível contra anexado ao familiar

Perfeccionismo: Controlado contra indisciplinado

Caráter privado: Discreto contra aberto

Raciocínio: O sumário contra concreto

Regra consciência: Conforme versus não conformes

Autoconfiança: Autossuficiente em relação dependente

Sensibilidade: cabeça-dura contra mente aberta.

Ousadia social: desinibida contra tímido

Tensão: Impaciente contra relaxado

Vigilância: Suspeito contra confiando

Calor: Extrovertido contra reservados

Cattell desenvolveu também uma avaliação com base nesses 16 fatores de personalidade. O teste é conhecido como a Personalidade Questionário 16 PF e ainda é frequentemente usado hoje em dia, especialmente nos negócios para testes e seleção de empregados, orientação profissional e aconselhamento conjugal. O teste é composto por perguntas de escolha forçada em que o entrevistado deve escolher uma das três alternativas diferentes. Traços de personalidade são, então, representado por um intervalo e os indivíduos marcar quedas em algum lugar no continuo entre os extremos mais altos e mais baixos.

Descritores da escala baixa Fator Preliminar Descritores da escala elevada

Reservado, impessoal, distante, fresco, destacado, formal. Calor Morno, que parte, atento a outros, amavelmente, ir fácil, participando, gosta de povos.

Pensar concreto, capacidade mental geral mais baixa, mais menos inteligente, incapaz de segurar problemas abstratos (capacidade mental scholastic mais baixa) Raciocínio Abstrato-pensar, mais inteligente, brilhante, capacidade mental mais altamente geral, rápido (Capacidade Mental Scholastic Mais elevada)

Reativo emocionalmente, mutável, afetado pelos sentimentos, emocionalmente mais menos estáveis, vire facilmente (Força Mais baixa Do Ego) Estabilidade Emocional Emocionalmente estável, adaptável, maduro, enfrenta a calma da realidade (Força Mais elevada Do Ego)

Diferente, cooperativo, evita o conflito, submisso, humilde, obediente, conduzido facilmente, dócil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com